segunda-feira, 4 de outubro de 2010

XII Festival de Lençóis começa na próxima sexta-feira

Começa na próxima sexta-feira (8/10), a 12ª edição do Festival de Lençóis, realizado na Chapada Diamantina, Bahia. Entre as principais atrações do evento, que se estende até a segunda-feira (11/10), estão artistas como Lenine, Adão Negro, Geraldo Azevedo e Jau, além de um palco alternativo para apresentação de grupos e bandas da região.

Os shows são gratuitos e serão realizados na Praça Principal de Lençóis sempre a partir das 19 horas. O público – estimado em 10 mil pessoas/dia - ainda poderá aproveitar para realizar passeios e trilhas pelas belas paisagens da região.

Segundo o prefeito da cidade, Marcos Araújo, os hotéis e as pousadas de Lençóis já estão com 90% da capacidade reservada – são 3 mil leitos no total. “Além disso, ainda contamos com as casas que moradores alugam, os campings e os leitos em cidades vizinhas, que costumam lotar nesse período”, destacou Araújo.

O XII Festival de Lençóis é uma realização da Pau Viola Produções Artísticas em parceria com a Prefeitura de Lençóis, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Turismo (Setur).

A edição deste ano será marcada pela volta do cantor pernambucano Lenine, que esteve no primeiro ano do evento em 1999. A música “Aquilo que dá no coração”, tema de abertura da novela “Passione”, é uma das canções esperadas no repertório do show.

Pelo palco do Festival de Lençóis, primeiro evento do gênero aberto ao público na Bahia, já passaram cerca de 180 atrações. Entre elas: Ana Carolina, Gilberto Gil, Gal Costa, Nando Reis, Lenine, João Bosco, Patu Fu, Adriana Calcanhoto, Alceu Valença e Margareth Menezes.

Chapada Sem Fogo

Este ano, a proposta do evento é também sensibilizar moradores locais e visitantes para questões ambientais. O tema escolhido, Chapada Sem Fogo, será abordado em oficinas de educação ambiental junto à comunidade e os visitantes serão orientados por brigadistas.

Um dos objetivos das oficinas é evitar o manejo do solo com fogo, muito usado na região. Durante o período de seca, que vai de julho a dezembro, também é comum o surgimento de focos de incêndio por causas acidentais.

Em 2009, integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Bahia investigaram que o descarte de uma “bituca” de cigarro em local inadequado provocou um incêndio que se alastrou por mais de 200 hectares.

Para evitar esse tipo de acidente, brigadistas e facilitadores estarão em pontos estratégicos da cidade e das trilhas, fornecendo informações aos visitantes e recebendo denúncias de possíveis focos de incêndio.

O que: XII Festival de Lençóis

Quando: 8 a 11 (sexta a segunda) de outubro, a partir das 19h

Onde: Lençóis – Bahia


PROGRAMAÇÃO

- Sexta-feira (8/10)

Philarmônica de Lençóis

Laércio & Marcel Jaques

Adão Negro

Neide Vital e Banda Nativa

- Sábado (9/10)

Grão de Luz e Griô

Lenine

Banda Spectro

- Domingo (10/10)

Trilheiros

Geraldo Azevedo

Márcia Short

- Segunda-feira (11/10)

Samba de Roda da Comunidade Quilombola

Jau

Banda Zion


Mais informações com a Quarta Via – Assessoria de Comunicação: www.quartavia.com.br