quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Câmara de Cachoeira celebra Dia da Consciência Negra

A Câmara de Vereadores de Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano (distante 110 km de Salvador) promove, na Semana da Consciência Negra, uma diversificada programação na próxima quinta-feira (18) para marcar a data. As atividades serão concentradas no prédio da Câmara, e terão início às 19h30min com a palestra sobre o tema “Religião e Intolerância Religiosa”, a ser proferida pelo antropólogo Xavier Gilles Vatin, diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Após a palestra do antropólogo Xavier Vatin, o presidente da Mesa Diretora da Câmara, Carlos Menezes Pereira, conduzirá o ato de entrega de honrarias aos cachoeiranos Marcelino Gomes de Jesus, sacerdote do candomblé, escultores Fory e Mister Nascimento e a yakekerê (mãe pequena) Márcia Maria Lopes do Terreiro Guarany de Oxossi. “Os homenageados são pessoas que se destacam na sociedade pela afirmação da identidade do povo negro, por meio de suas atividades religiosas, artísticas e sociais”, explicou o presidente da Câmara a escolha dos nomes.

A programação prosseguirá com a abertura da exposição de atabaques dos alunos do curso de confecção artesanal do instrumento, ministrado na Sociedade Filhos de Santo Antônio – Terreiro Ogum Mêge. No mesmo espaço, também serão expostos pinturas de orixás da artista Cecília Ferreira. Ainda como partes das comemorações estão previstas apresentações do samba de roda Filhos do Caquende e da Esmola Cantada. A Câmara de Vereadores, na oportunidade distribuirá para o público presente, material educativo sobre a prevenção da AIDS e de Doenças Sexualmente Transmissíveis, preservativos masculinos e femininos.