quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

I EXPOARTE DO PROJETO MÃOS CRIATIVAS DE CACHOEIRA BAHIA

De 17 a 19 de dezembro (sexta a domingo) acontece a I EXPOARTE DO PROJETO MÃOS CRIATIVAS DE CACHOEIRA – BAHIA, a qual reúne inicialmente um grupo de 14 mulheres, dentre as quais encontramos experiências individuais no âmbito do artesanato de mais de 40 anos. Juntas elas formam um grupo forte, criativo, com originalidade, experiente com integração e interatividade, disposto a evoluir.

O evento acontece na Praça da Aclamação ao lado da Câmara de Vereadores de Cachoeira, a partir das 10h da manhã às 20h nestas 3 datas. A EXPO é uma atividade de turma do Curso de Artesão, cuja realização é da PRODETUR (Programa Bahia de Desenvolvimento Turístico), Secretaria de Turismo do Governo da Bahia, Ministério de Turismo do Governo Federal, com a execução e apoio do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), além do apoio da Secretaria de Turismo do Município e comerciantes da região.

Entre as atrações programadas, estão: sorteio de brindes, apresentação de trabalhos criados durante o evento com pelo menos um profissional realizando a peça no local, já que é grande o interesse do público em conhecer as técnicas para criação artesanal.

Na EXPO, o visitante terá a oportunidade de apreciar uma imensa gama de variedades de produtos de cerâmica, tapeçaria, tecelagem, com rendas, bordados, fuxico, pinturas (também em tela), customização, crochê, tricô, retalhos, ponto russo, ponto de cruz, entre outros. Dentre os principais produtos, destacamos: bonecas, bolsas, objetos de decoração, bijuterias, sandálias e muito mais.



A importância deste Projeto não está apenas no fato do aparecimento de um grupo empreendedor de mulheres e do desenvolvimento de suas famílias e comunidade, mas também reside no fato de serem protagonistas de uma arte que se renova inserida numa cidade histórica – Cachoeira/Bahia – afamada como heróica pelas ações libertacionárias, além de ser totalmente tombada desde 1971 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico da Humanidade – fama esta que ultrapassa fronteiras.



Entre os objetivos do Projeto, destaca-se “conhecer, entender e explorar de forma sustentável os recursos naturais de fonte renovável como matérias-primas que a cidade de Cachoeira e região circunvizinha disponibilizam”.



O Projeto Mãos Criativas torna-se, então, não somente parte deste cenário, mas uma extensão de todo esse acervo cultural, um incentivo a práticas que apoiam a arte, a responsabilidade ecológica com o desenvolvimento sustentável, quando utiliza como suas matérias-primas fontes renováveis, tornando-se também uma fonte inspiração para outras comunidades.



Para maiores informações, contatos:



Projeto Mãos Criativas

Cachoeira - Bahia

Responsável: Marta Barbosa Farias – (71) 8824-6241.

E-mail: projetomaoscriativas@gmail.com