quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Morre Sebastião Heber, pesquisador da Boa Morte

Morreu na madrugada do dia 31 de dezembro na cidade de Olinda(PE) o padre Sebastião Heber. Professor de Antropologia, Sebastião Heber mantinha fortes laços de amizades com o povo de Cachoeira. Contribuiu, à sua maneira, para registrar em livros, aspectos da secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Preocupado com a preservação das raízes culturais populares do Recôncavo, teve a iniciativa de alugar um imóvel no centro da cidade para a abrigar o Samba de Roda de Dona Dalva. Heber também pesquisou e escreveu sobre a presença da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte nas cidades de São Gonçalo dos Campos e em Maragojipe. Sobre a irmandade de São Gonçalo, lançou no ano passado o livro "Irmãs do Cajado". Recebeu da Câmara de Vereadores, o título do Cidadão Honorário de Cachoeira.

Há dois anos, o padre Sebastião Heber foi alvo de ataques materializadas através de frases em linguagem chula, agressiva, intolerante inscritas em faixas e expostas na frente da Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, subscritas pela própria entidade,no período dos seus festejos no mês de agosto . A iniciativa beligerante da secular irmandade contra Heber, mereceu o repúdio da população. O gesto surpreendeu a todos, por se tratar de uma irmandade religiosa que ,em tese , deveria pregar a harmonia, a generosidade, a paz, o respeito ao outro e a solidariedade.

Dias após, as agressões, o religioso e pesquisador, recebeu o carinho e a homenagem de representantes de diversos segmentos da população de Cachoeira, durante a cerimônia de comemoração dos 30 anos de ordenação sacerdotal, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte.

O padre e professor de Antropologia Sebastião Heber faleceu em Pernambuco, seu estado natal. As primeiras informações dão conta de que ele estaria internado em um Hospital na localidade, mas a causa morte ainda não foi divulgada.
Sebastião Heber morou durante anos em Salvador, onde foi professor na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Faculdade Dois de Julho e Fundação Vsiconde de Cairu. Recebeu o título de cidadão soteropolitano em 28 de março de 2009, na Câmara de Vereadores.