quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Domingo é dia de festa para Yemanjá

Depois da festa para Yemanjá em Salvador, no próximo domingo, dia 6, será a vez povo de santo de Cachoeira, reverenciar à Deusa das Águas. A festa da cidade histórica do Recôncavo baiano, distante 110km de Salvador, é a maior manifestação de fé para Yemanjá que acontece no interior. São mais de cinquenta terreiros de candomblé e centros umbandistas de Cachoeira e de cidades vizinhas reunidos num ritual coletivo de religiões de matrizes africanas ao ar livre.

A festa tem o caráter devocional, mas também, serve para promover a mobilização do povo negro do Recôncavo baiano em defesa da preservação identitária de suas raízes religiosas e culturais. De acordo com organizadores do evento, a festa de Yemanjá de Cachoeira, representa uma grande celebração de afrodescentes que cultuam as divindades ancestrais.

Repletas de simbolismos, as homenagens à rainha das Águas, ocorrem nas margens do Rio Paraguaçu, precisamente no Porto de Cachoeira, local onde desembarcaram, até o final da escravidão no Brasil, milhares homens e mulheres das mais diversas regiões do continente africano para trabalhar como escravos nas plantações de cana de açúcar dos engenhos do Recôncavo e de outras regiões.

A festa mantém o caráter ritualístico religioso, destacando-se pela integração de terreiros de diversas nações para a entrega coletiva de balaios com presentes para o orixá Yemanjá. No mesmo ritual, os devotos também depositam presentes no rio para homenagear outras entidades do panteão africano, que, conforme, os adeptos do culto afro, habitam as águas. A manifestação é uma tradição de mais de meio século, iniciada por antigos líderes espirituais de religiões de matrizes africana. A organização do evento é da ACYO(Associação Cultural Yemanjá Ogunté), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Cachoeira, Governo do Estado, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

A programação da festa consta da realização da cerimônia do xirê com cânticos e toques sagrados dos atabaques para os orixás, a partir das 15h, na área do Palco Oficial da Feira do Porto. A saída do cortejo com direção ao Rio Paraguaçu, onde os presentes serão depositados no local conhecido como Pedra da Baleia, está prevista para às 17h. Após a entrega dos presentes haverá shows com os sambas de roda Filhos do Caquende e Esmola Cantada. Consta, ainda, da programação, representação artistica da Puxada de Rede, com artistas populares da cidade de São Félix , e show de encerramento com o grupo musical Gêge Nagô.