quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quilombolas recebem trator agrícola


Os trabalhadores rurais das região quilombola da Bacia do Iguape, na zona rural de Cachoeira(distante 110km de Salvador), serão beneficiados com um trator agrícola. O equipamento que vai contribuir para melhorar a produção e a produtividade nas terras quilombolas resulta do trabalho da prefeitura municipal em parceria com o governo do estado através da CAR(Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional). A entrega do trator será oficializada pelo prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, sexta-feira, dia 11, às 19h. A gestão do uso do equipamento será de responsabilidade da Associação de Moradores do Engenho da Ponte.


Além da doação do trator agrícola e da construção de uma garagem para guardar a máquina na comunidade do Engenho da Ponte, as ações da prefeitura para apoiar o desenvolvimento integrado das áreas remanescentes de quilombos, constam ainda, a melhoria das estradas vicinais, construção de uma casa de farinha comunitária mecanizada na comunidade do Calembá, implantação dos serviços de abastecimento de água e eletrificação, funcionamento de escolas do ensino fundamental e serviços de saúde. A prefeitura também apoia a apicultura naquelas comunidades adquirindo a maior parte do mel produzido pelos quilombolas para o consumo na merenda escolar do município.


Os moradores das localidades do Engenho da Ponte, Engenho da Praia, Calembá, Caonge e Calolé, comunidades beneficiadas pelas ações do município, dedicam-se ao cultivo de mandioca e de culturas de subsistência como milho, feijão, quiabo. A pesca e a mariscagem, além da apicultura e a fabricação artesanal de dendê.

Na próxima sexta-feira, além da entrega do trator agrícola, o prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira participarar da reabertura da igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho da Ponte, patrimônio histórico e religioso daquela comunidade que foi totalmente restaurado com recursos da prefeitura.