sábado, 12 de março de 2011

Alerta

"Pela quarta vez em menos de dois meses, as canalizações de água, em frente ao Conjunto Arquitetônico do Carmo, na Cidade Histórica de Cachoeira - cidade esta que comemora este ano os 40 anos de sua elevação ao título de Monumento Nacional -, foram destruidas em decorrência dos impactos ligados à circulação ininterrupta de cargas pesadas (caminhões, caçambas etc) no local, como em todo o centro histórico da cidade (ver fotos em anexo). Tal circulação, intensa e desregulada, gera poluição ambiental, sonora e causa graves danos à estrutura dos casarões e monumentos da cidade.

Outras cidades históricas como Ouro Preto (MG), Lençóis ou Rio de Contas (BA) já regulamentaram há muitos anos e fiscalizam com rigor a circulação de cargas pesadas nos seus respectivos centros históricos. Vale lembrar que o Conjunto Arquitetônico do Carmo é o ponto central de atração cultural e turístico da Cidade Heróica da Cachoeira.

Portanto, acreditamos que o Poder Público Municipal deva organizar, em caráter emergencial, uma série de audiências públicas sobre o assunto, para que medidas imediatas, eficazes e definitivas sejam tomadas para evitar a destruição deste valioso patrimônio nacional, que é de todos nós!

Cordiais saudações,

Xavier Vatin / Cidadão Honorário da Cachoeira"