terça-feira, 12 de abril de 2011

Lançamento póstumo de Lampião - Assaltos e Morte em Sergipe


O árduo exercício do Jornalismo em Sergipe tem seus grandes nomes. Juarez Conrado Dantas (in memorian) é um deles.

Nascido na Bahia, radicado em Aracaju, e pelos serviços prestados a este Estado, Cidadão Sergipano reconhecido pela Assembléia Legislativa em Título concedido no ano de 1995.

Como diretor da sucursal do jornal A Tarde (BA), Juarez Conrado, manteve em evidência os acontecimentos importantes do nosso Estado ao criar o encarte Caderno de Sergipe, que circulava semanalmente no jornal baiano.

Juarez nos deixou recentemente, no último dia 25 de outubro, semanas antes do lançamento previsto de ‘Lampião – Assaltos e Morte em Sergipe’.

Estava trabalhando em dois projetos: Neste – o segundo estudo sobre o Cangaço; e numa compilação de seus artigos publicados em vários órgãos da imprensa brasileira.

A família Conrado Dantas e os amigos mais próximos se uniram para realizar o lançamento póstumo de Lampião – Assaltos e Morte em Sergipe, que acontece no próximo dia 14 de abril na biblioteca Ephifhânio Dória, a partir das 19h30min. O outro projeto, a compilação de artigos, também está em andamento, com lançamento previsto ainda este ano.

Sobre o Livro:

O segundo estudo de Juarez Conrado sobre o cangaço além de revelar Lampião como um brilhante estrategista militar, apresenta também o roteiro minucioso da entrada e saída do Rei do Cangaço em 16 municípios do sertão sergipano. Registro farto de imagens, documentos e referências bibliográficas. Um livro de estudo. Um estudo transformado em livro.

Sobre o autor:

A estréia literária acontece com Sindicato da Morte, pesquisa sobre o banditismo organizado no Nordeste Brasileiro, lançado em 1966

Em seguida revela o romancista e lança ‘A Dama da Noite’ e ‘O Último dos Coronéis’.

Retoma o jornalismo investigativo no ano de 1983 e lança A Última Semana de Lampião. Adaptado para o Cinema, o filme, com 60 minutos de duração, foi totalmente gravado em Sergipe, com técnicos e artistas sergipanos. A produção foi exibida em rede nacional pela TV Educativa e premiada no Festival de Cinema de Cuba.

No ano de 1990 incursa pelas veredas da Prosa e da Poesia e lança ‘O Grande Akuntô’, sobre a escravidão negra no Brasil. Traduzido para o Francês, Inglês e Yorubá, e lançado simultaneamente na Nigéria, Angola e Zaire.

O lançamento póstumo de Lampião – Assaltos e Morte em Sergipe, na noite do próximo dia 14 de abril é também uma homenagem.

Lampião – Assaltos e Morte em Sergipe

Local: Hall da Biblioteca Epiphânio Dória

Data: 14 de abril de 2011

Início: 19:30

Roteiro:

19:30 Exibição do filme: A última Semana de Lampião, Totalmente gravado em Sergipe

20:30 Breve agradecimento da família aos amigos que ajudaram no lançamento.

20:45 – Coquetel e apresentação do Grupo de Dança Mafuá, com uma coreografia sobre o Cangaço.