terça-feira, 5 de abril de 2011

UNEB vai ganhar curso de medicina

Nova graduação deve ser oferecida no próximo vestibular

A UNEB deve ofertar no próximo vestibular o bacharelado em medicina. A proposta para a implementação do curso está sob avaliação do conselho departamental do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da universidade, em Salvador, onde será oferecido o curso.

Após essa etapa, o documento será submetido à apreciação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e em seguida entrará na pauta da próxima reunião do Conselho Universitário (Consu), prevista para junho.

No final do mês de março, o reitor Lourisvaldo Valentim assinou com o diretor Atson Fernandes (DCV) um termo de compromisso, que prevê investimento da administração central de cerca de R$ 6 milhões para a execução desse projeto.

O curso traz atrelado à sua formulação convênios com instituições públicas e privadas, a exemplo do firmado com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab), para a utilização do Hospital Geral Roberto Santos − com aproximadamente 700 leitos −, localizado próximo ao campus da UNEB; e com a Prefeitura Municipal da capital para a utilização do Distrito Sanitário Cabula Beiru.

Outro acordo está para ser firmado com a Odebrecht, para a construção de salas de aula e um novo prédio do DCV.

Segundo o diretor Atson, o curso vai atender à demanda de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), que encontra déficit de médicos que atuam no Programa Saúde da Família (PSF).

A graduação, que tem duração mínima de seis anos, vai oferecer 60 vagas anuais, divididas igualmente para o primeiro e o segundo semestre. A previsão é que concursos públicos sejam realizados para contratar cerca de 70 novos professores, que vão qualificar o corpo docente do DCV.

Mais informações no site www.uneb.br.