terça-feira, 10 de maio de 2011

Embasa deixa tanques de estação de tratamento abertos no Bairro do Tororó


Tanques de uma estação de tratamento inacabada de redes esgotos do sistema de saneamento básico administrado pela Embasa, no populoso bairro do Tororó, na cidade de Cachoeira(distante 110 km de Salvador) estão sem tampas e cheios de água parada. O equipamento foi construído próximo a residências habitadas por famílias com muitas crianças que brincam no local expostos a risco de acidentes. Além desse perigo que o descaso oferece, a água de chuva acumulada nos tanques destampados representam risco para a saúde pública por ser um potencial foco de dengue.
Uma cerca de arame farpado protege o entorno da obra, porém o acesso ao local é livre, pois não há portão para barrar o acesso das pessoas, principalmente de crianças. A obra inacabada da Embasa também fica a poucos metros de uma escola creche da rede municipal.
Segundo denúncias de moradores, todas as estações de tratamento de esgotos existentes no perímetro urbano de Cachoeira, cidade histórica tombada como patrimônio nacional, necessitam de manutenção. Os referidos equipamentos funcionam precariamente e exalam forte mau cheiro, a exemplo das estações de tratamento localizadas nas margens do Rio Paraguaçu, no Jardim Grande, e na Rua da Feira, onde os moradores reclamam da situação e cobram providências das autoridades da Embasa.