sábado, 14 de maio de 2011

Ministra da Cultura visita Cachoeira


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, visitou neste sábado Cachoeira, cidade histórica e monumento nacional, no Recôncavo baiano, distante 110km de Salvador. Sem grandes assédios, a titular da pasta da Cultura, que enfrenta momentos de turbulência em seu ministério, caminhou tranquilamente pelas ruas da cidade onde visitou as obras em andamento de restauração do prédio do cinema e do painel de azulejo português da Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Acompanhada de uma neta pequena e do presidente nacional do IPHAN, Luis Fernando Almeida, Ana de Hollanda chegou em Cachoeira, num helicóptero do governo do estado. No Estádio Municipal 25 de Junho, onde a aeronave pousou, às 9h, a ministra foi recepcionada pelo prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, o secretário da Cultura e Turismo, Lourival Trindade e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Júlio César Costa Sampaio. Também fez parte da comitiva, o diretor do IPAC(Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, Frederico Mendonça, além de técnicos o IPHAN e assessores do Ministério da Cultura.


O grupo seguiu pela Rua 7 de Setembro, onde a ministra conheceu os imóveis em ruína que foram desapropriados pela prefeitura de Cachoeira e doados à UFRB(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) para restauração e implantação de residências estudantis. Na Praça Teixeira de Freitas, onde está localizado o prédio do Cinema adquirido pelo IPHAN, que está sendo restaurado com recursos do Programa Monumenta do MinC e que, depois de pronto, será incorporado ao patrimônio da UFRB para o Curso de Cinema e Audiovisual, juntou-se à comitiva o reitor da universidade Paulo Gabriel Nacif e o diretor do CAHL(Centro de Artes Humanidades e Letras), Xavier Vatin.


Caminhando, a ministra e a comitiva seguiram até Praça da Aclamação, onde o presidente do IPHAN mostrou os monumentos já recuperados no centro histórico da cidade pelo Programa Monumento. Em seguida, rumaram para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Na igreja matriz, Ana de Hollanda viu as obras de restauração do painel de azulejo português que reveste toda a nave do templo e ouviu explicações técnicas do arquiteto do IPHAN, Francisco Santana, responsável pelo acompanhamento da obra. Na saída as igreja, Ana Holanda ganhou um mimo do prefeito de Cachoeira:um buquê de flores. Depois, o grupo visitou as obras do cinema e, em seguida, rumou para as instalações do CAHL da UFRB, totalmente restaurado pelo Ministério da Cultura, através do Programa Monumenta, na gestão do ex-presidente Lula. O deputado federal Ruy Costa (PT) representando o governador Jaques Wagner juntou-se à comitiva.


A ministra também visitou rapidamente a sede da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, a capela de Nossa Senhora da Ajuda, este o primeiro monumento restaurado em Cachoeira pelo Programa Monumenta. No percurso para o CHAHL, uma casa de produtos religioso para a prática de rituais de candomblé chamou a curiosidade de Ana de Hollanda. No local, entre outros produtos são vendidas ervas, garrafadas e amuletos contra inveja e mau olhado. O último compromisso de Ana Holanda em Cachoeira, foi uma reunião com representantes da prefeitura , da UFRB e do IPAC no escritório local do IPHAN. A ministra seguiu para a cidade de Santo Amaro onde estava agendado um almoço na casa de Dona Canô, além de assistir as celebrações do Bembé do Mercado, o evento tradicional que festeja o fim da escravidão no Brasil.


A ministra disse que veio Cachoeira conhecer os projetos de restauração do IPHAN em andamento na cidade, a exemplo da restauração do prédio do cinema e o painel de azulejo da Igreja Matriz. Ela elogiou o trabalho que está sendo desenvolvido, destacando a preocupação dos técnicos com a pesquisa para a restauração das obras. Sobre o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, o programa que substituiu o Monumenta, Ana Holanda adiantou que está conversando com a Petrobras e o BNDES(Banco de Desenvolvimento Econômico e Social) para firmar parcerias para execução de obras previstas no programa. A ministra disse também que já conversou com o governador Jaques Wagner sobre a implementação do PAC das Cidades Históricas que prevê a restauração de alguns importantes monumentos em Cachoeira.


A respeito do corte no orçamento do Ministério da Cultura, pela presidente Dilma Rousseff, a ministra disse que as dificuldades deste primeiro ano de governo já eram esperadas, mas que fez questão de frisar que “ o momento é de muito trabalho e organização”. Ele destacou que uma das suas metas de sua gestão, é a criação da Secretaria de Economia Criativa. O órgão de acordo com a ministra, terá com o objetivo estudos para assegurar a sustentabilidade de projetos. “A nossa intenção é garantir uma atuação permanente na difusão e distribuição racional das ações do MINc”, arrematou Ana Holanda que se disse confiante na aprovação no Congresso Nacional da nova lei de incentivo à Cultura, a Pró-Cultura.