sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cepram debate ações socioambientais em toda Bahia


Durante reunião será apresentado também o plano de ação da Sema para os próximos quatro anos

25.08.2011 Nesta sexta-feira (26), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) se reúne durante a sua 357ª reunião ordinária, a partir das 9 horas, no Auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), no Centro Administrativo da Bahia. Participam da reunião o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e representantes de entidades ambientalistas, de organizações diversas da sociedade e das secretarias estaduais.

Na pauta, além do atestado de Regularidade Ambiental da empresa Veracel e do Plano Plurianual (PPA) da Sema para os próximos quatro anos, haverá também a apresentação da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) sobre as ações socioambientais desempenhadas pelo órgão, no sentido de garantir a quantidade e qualidade das águas dos mananciais e rios, com destaque ao Rio das Contas.

CEEA - Na oportunidade, será divulgado o panorama atual do Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas (CEEA), que teve início no dia 01 de junho. Hoje, 90% das entidades cadastradas pertencem a Mata Atlântica. A ideia é aumentar essa abrangência ao Cerrado e à Caatinga.

O cadastro estabelece uma referencia estadual e nacional para consulta do governo, além de ser obrigatoriedade para concorrer à vaga neste segmento no Cepram. Os interessados em se cadastrar e atualizar seus dados podem obter informação, através do site www.sema.ba.gov.br. A coordenadora de Colegiados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Milene Maia, alerta que o prazo está se esgotando e as entidades têm até a próxima terça-feira (30) para realizar o cadastramento. “Assim poderemos garantir a diversidade de representação no conselho”, completa Maia.

Cepram – O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) está passando por um processo de modificação no que diz respeito às suas atribuições. “Estamos construindo uma agenda com novas prioridades para dar uma nova dinâmica ao Cepram”, afirma Milene Maia, coordenadora de Colegiados Ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, destacando que “é importante ter outros olhares porque não é apenas o licenciamento que estabelece o controle social”.