terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cachoeira vai aderir ao Prodetur Nacional, amanhã.

O prefeito de Cachoeira, Tato Pereira, assina amanhã, às 11h, na sede da prefeitura, documento de adesão do município ao Prodetur(Programa de Desenvolvimento do Turismo) Nacional. A assinatura será com os secretários estaduais Albino Rubim, da Cultura, e Domingos Leonelli, Turismo. O ato contará com a presença do secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Lourival Trindade, além dirigentes das secretarias estaduais de Cultura e do Turismo.

Os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões turísticas. A partir do planejamento das áreas turísticas prioritárias são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para a população local.

Os investimentos do Programa são operacionalizado pelo Ministério do Turismo (MTur), que orienta tecnicamente as propostas estaduais e municipais; em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Corporação Andina de Fomento que atuam como financiadores internacionais. O Programa inclui ações nos âmbitos regional, estadual e municipal.

O programa conta com a adesão de 20 estados e 12 municípios, totalizando mais de US$ 870 milhões em propostas de financiamento aprovadas pela Comissão de Financiamentos Externos - COFIEX - e outros US$ 781 milhões aguardando aprovação.