quinta-feira, 19 de abril de 2012

Simpósio nacional discute políticas públicas para o semiárido brasileiro


Evento acontece em Salvador, Feira de Santana,
Cruz das Almas, Juazeiro e Petrolina, nos dias 23 e 27

O número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da seca que atinge o Nordeste não para de crescer e já é o maior dos últimos cinco anos. Na Bahia, a situação é ainda mais grave, a estiagem é considerada a mais severa das últimas três décadas.

Pensando nisso, as universidades UNEB, UFBA, UEFS, UFRB e UNIVASF, e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) se uniram, pela primeira vez, para refletir sobre ações de intervenção do poder público no semiárido brasileiro para o combate à seca.

Sob essa bandeira foi concebido o I Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil, que acontece entre os dias 23 e 27 de abril, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Juazeiro e Petrolina.

A ação, que traz o lema Sertões semiáridos sem miséria, é voltada para pesquisadores, gestores públicos, professores, estudantes e profissionais interessados no tema.

Para a solenidade de abertura do simpósio, a se realizar no Salão Nobre da Reitoria da UFBA às 14h do dia 23, estão convidados a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e os governadores Jaques Wagner (BA) e Eduardo Campos (PE), além dos dirigentes da Sudene, Embrapa, Codevasf, DNOCS, Chesf, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Ampla programação

Entre os destaques da programação do seminário estão as conferências O planejamento regional com foco nos sertões semiáridos do Brasil – a ser realizada dia 24, às 19h30, no Teatro UNEB, em Salvador –, que será ministrada pelo economista José Otamar Carvalho, e Os sertões semiáridos do Brasil nos cenários da integração nacional – que acontece dia 27, às 20h, na UNIVASF, em Petrolina, e será apresentada pelo ministro da Integração Nacional (MI), Fernando Bezerra.

A cerimônia de encerramento do simpósio contará com a presença dos reitores das instituições correalizadoras, que vão assinar uma Carta Compromisso defendendo ações para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento sustentável da região sertaneja.

A ação busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da região sertaneja, a partir das potencialidades locais, tais como o turismo histórico, a agricultura irrigada e de sequeiro, a pesca e a piscicultura, a educação para a convivência com o semiárido e as manifestações culturais.

Mais informações no site www.repensandosemiarido.ufba.br.