terça-feira, 22 de maio de 2012

ESCULTORES DE CACHOEIRA – ARTE EM MADEIRA



   (Obra de autoria do escultor Fory)
 O Espaço Cultural Hansen Bahia (Quarteirão Leite Alves), na Rua Manoel Vitorino, nº 12, Cachoeira (Bahia), inaugura, no próximo dia 26 de maio, às 19h30min, a Exposição Escultores de Cachoeira: Arte em Madeira, que fica em cartaz até o dia 27 de outubro de 2012. Visitação: das terças às sextas-feiras das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A mostra apresenta cerca de vinte e cinco obras e referências biográficas de dezesseis escultores nascidos na cidade de Cachoeira ou que a adotaram. Esses artistas vêm tecendo a cultura do Recôncavo da Bahia, transformando a madeira, reaproveitada ou certificada, em cenas do cotidiano, da história do negro no Brasil e das religiosidades. Ao tempo que interpretam representações coletivas, contribuem para novas representações com os processos criativos que desenvolvem. Além desses temas, a destruição da natureza e as construções urbanas pós-modernas acrescentam à arte local novos referenciais imagéticos.

A exposição tem como objetivo chamar a atenção para a memória dos artistas O Louco, Maluco, Maluco Filho, Bolão, Dory e Mister Nascimento, enfatizando a sua contribuição à cultura, assim como reunir obras e dados biográficos de nove escultores em atividade – Doidão, Celestino, José, Mário e Téo (descendentes do Louco e do Maluco); Fory, Mimo, Billy Oliveira e Gilberto Filho – com a intenção de proporcionar um espaço de fruição estética, de memória e de reflexão acerca das questões da arte, o que ocorrerá ao longo de mesas-redondas e palestras, com a participação de artistas, professores e comunidade interessada, seguindo programação a ser divulgada.

Esta mostra é uma realização da Fundação Hansen Bahia, patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura; com o apoio do Centro de Artes Humanidades e Letras – Universidade Federal da Bahia (CAHL – UFRB) e da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira – Prefeitura Municipal de Cachoeira.