sexta-feira, 15 de junho de 2012

Curso de Medicina da UFRB será em regime de ciclos



O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou nesta segunda-feira, dia 11 de junho, o projeto pedagógico do novo curso de Medicina, que terá como sede o campus de Santo Antonio de Jesus. Trata-se do primeiro curso de Medicina a ser ofertado por uma universidade federal no interior da Bahia, recentemente autorizado pelo Governo brasileiro e contemplado com 60 vagas iniciais. O projeto pedagógico para o novo curso prevê uma estrutura curricular organizada em regime de ciclos de formação.

Os estudantes vão ingressar no primeiro ciclo de formação que corresponde ao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), com área de concentração em Estudos em Saúde-Doença-Cuidado. “O objetivo é promover uma formação em cultura humanística, artística e científica, articulada a saberes concernentes ao campo da saúde, com vistas ao desenvolvimento de uma consciência cidadã”, explicou o professor Naomar Almeida Filho, durante a apresentação da proposta. Ex-reitor e titular do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, Almeida coordenou a comissão consultiva que baseou a elaboração do projeto pedagógico do curso da UFRB.

A ideia é superar um sistema universitário linear, baseado em recortes profissionais. Segundo Almeida, o regime em ciclos é adotado pelos modelos mais avançados de educação em saúde do mundo, a exemplo da Harvard, Oxford, MacMaster e Maastricht. Nestes moldes, o BIS se constituirá no requisito formal para ingresso no segundo ciclo de formação específica em medicina. Já implantado no CCS desde 2009.2, o curso tem duração de três anos. “Desta forma, a proposta integra-se organicamente a um programa inovador de formação profissional em saúde em franco processo de aperfeiçoamento neste centro de ensino”, disse o diretor Luiz Favero.

O segundo ciclo terá a duração de quatro anos e o objetivo será formar profissionais médicos com foco na Atenção Primária em Saúde, capacitando-os a compreender a questão numa perspectiva ampliada. “Nossa ambição tem que ser formar médicos capazes de prestar atenção integral à saúde”, defendeu Almeida. Para ele, é preciso superar a visão de que “só se faz medicina pelas especialidades, a ponto de muitos considerarem também a atenção primária em saúde como uma delas”, acrescentou. O terceiro ciclo incluirá as residências médicas e os mestrados profissionais, integrando pós-graduação e graduação.

Compromisso social -
A comissão responsável pela proposta do curso de Medicina da UFRB fez um diagnóstico das necessidades do sistema de saúde do país e constatou que o Sistema Único de Saúde (SUS) sofre um processo contínuo de desvalorização que exige cada vez mais profissionais qualificados para prover inovação e conhecimento. No entanto, o levantamento aponta que a maioria dos estudantes que hoje sai das universidades tem um fraco conhecimento da realidade situacional, ambiental e das condições de vida das comunidades. “A preocupação com a transformação social quase não existe”, diz Almeida.

O projeto da UFRB propõe suplantar essas limitações com Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA), compostas por alunos e professores que atuarão em todos os níveis de cuidado no SUS em Santo Antônio de Jesus. Além disso, o curso estimulará estratégias de aprendizagem compartilhada, respeitando a diferença dos sujeitos no processo de aquisição do conhecimento, e o uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação, como redes, simuladores e ambientes virtuais de aprendizagem.

Tramitação - Após a aprovação pelo Conselho Diretor do CCS, o projeto pedagógico do curso de Medicina em Santo Antônio de Jesus segue agora para a Câmara de Graduação da UFRB e depois será encaminhado para avaliação do Conselho Nacional de Saúde e Mistério da Educação. A previsão é que as vagas para o novo curso sejam ofertadas já em 2013.