terça-feira, 28 de agosto de 2012

Diadorim realiza atividades na capital e no interior pela visibilidade lésbica



Participação das lésbicas na política, eleições 2012, políticas para igualdade entre gêneros e desafios da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) na Bahia. Estes são os assuntos que estarão na pauta de discussões de duas mesas-redondas, promovidas na próxima terça-feira (28) pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB.
O evento acontece a partir das 18h, na Biblioteca Pública do Estado, localizada no bairro dos Barris, centro antigo de Salvador.
A iniciativa faz parte da programação da Semana de Visibilidade Lésbica na Bahia, promovida pelo Diadorim em parceria com a Liga Brasileira de Lésbicas da Bahia (LBL-BA), nos municípios de Salvador, Castro Alves, Lauro de Freitas, Cachoeira e Conceição do Coité.
Os interessados em participar devem preencher formulário de inscrição, até o dia de cada atividade da semana. A entrada é franqueada ao público externo.
De acordo com Eide Paiva, coordenadora do evento e pesquisadora do núcleo, o objetivo das mesas é discutir, com a comunidade soteropolitana, sobre políticas públicas que promovam a igualdade sexual.
“As mesas serão compostas por mulheres assumidamente lésbicas e que atuam na política nacional. Com a proximidade das eleições municipais, queremos ouvir quais são as propostas delas, diante dos desafios a serem enfrentados pela comunidade LGBT”, pontua Eide. 

Promoção da igualdade e combate à homofobia

A vice-reitora e pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, Adriana Marmori, foi convidada para prestigiar as atividades da semana.
“A iniciativa do Diadorim reflete a preocupação da nossa universidade com a promoção da igualdade, o respeito à diversidade e o combate à homofobia”, ressalta Adriana.
Na avaliação da superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), da Secretaria estadual da Educação (SEC), Amélia Maraux, que também é docente da universidade e membro da coordenação do Diadorim, é importante que a academia promova ações de ensino, pesquisa e extensão, “em articulação com as pautas dos movimentos sociais”.
Também vão prestigiar as mesas-redondas as vereadoras Olívia Santana, Aladilce, Marta Rodrigues, Vânia Galvão, Edlene Paim e Vida Bruno.
As mesas serão mediadas por Anhamona Brito, ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia, e Virgínia Nunes, representante da LBL-BA.
Fabrina Macedo
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação