quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Programação da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte


A festa da Irmandade de Nossa   Senhora da Boa Morte começa  segunda-feira, dia 13, às 19, com  o traslado da imagem  da Virgem Maria para a capela  da confraria, situada na Rua 13 de Maio, centro histórico da cidade. A imagem que simboliza o esquife da Virgem Maria é  carregada pelas irmãs,  da antiga sede no Largo da Ajuda para a capela da Rua 13 de Maio. Neste dia todas as irmãs vestem roupa branca em sinal de luto. Na capela, acontece a missa  em memória das irmãs falecidas. Após a celebração, as integrantes da irmandade participam de um momento do confraternização chamado de "Ceia Branca". As comidas preparadas à base de peixe e frutos do mar não contêm azeite de dendê, por isso a enominação de "Ceia Branca". Do cardápio constam ainda pão e vinho para acompanhar os pratos principais. Após a refeição que é compartilhada  por familiares, amigos e convidados  das irmãs, estas se recolhem, encerrando assim as atividades do primeiro dia da festa.

Na terça-feira, dia 14, acontece a procissão  que simboliza o enterro  de Nossa Senhora. Na capela da Irmandade é celebrada a chamada de missa de corpo presente. As irmãs, trajadas com a beca de gala (saia comprida, preta plissada e bata branca bordada e xale  de veludo com o lado do tecido preto exposto), As irmãs cobrem  a cabeça e parte da face  com um  lenço branco bordado chamado "biôco". Trajadas desse modo, elas  saem em procissão pelas principais ruas do centro da cidade. O cortejo que simboliza o enterro  da Virgem Maria é seguido por filarmônicas que executam marchas fúnebres. Após a procissão as irmãs se recolhem para as comemorações da manhã seguinte.

No terceiro dia, quarta-feira, 15, a programação religiosa atinge o auge. Neste dia, é celebrada a Assunção de Maria. Na capela   da Irmandade da Boa Morte é rezada missa em ação de graças, às 10h. Em seguida, sai a procissão  com a imagem de Nossa Senhora da Glória, representando a Assunção de Maria. As flores que orna o andor da santa, as joias usadas pelas irmãs, o xale  com a  face de veludo vermelho exposta nos ombros são símbolos da alegria pela Assunção da Virgem Maria, de acordo com a crença da Irmandade.
Ao término da procissão, as irmãs trocam a beca por saias e batas coloridas, assim elas participam da distribuição da feijoada da Irmandade para todos os presentes e depois do samba de roda.

Nos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira , as atividades serão concentradas na sede da Irmandade a partir das 19h. No primeiro dia será distribuído cozido  e pipoca. Na sexta-feira, será a vez da distribuição de mungunzá e caruru. Nos dois dias haverá apresentação de samba de roda.