quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Abandono gera crise silenciosa entre candidatos petistas



BLOG  G1
por Gerson Camarotti 
 
 
 
Há uma crise silenciosa entre os candidatos petistas nas capitais. A insatisfação cresceu depois da operação política para nomear a senadora Marta Suplicy para o Ministério da Cultura, após sua entrada na campanha de Fernando Haddad em São Paulo.
Os petistas que disputam a eleição nas demais capitais e cidades estratégicas sentem-se abandonados pelo comando nacional do partido. Isso porque toda a estrutura tem sido montada para favorecer Haddad, enquanto outros petistas foram abandonados.
As reclamações ganharam uma dimensão maior nesta semana. Os senadores da bancada petista que passaram por Brasília foram categóricos: os parlamentares que disputam eleições importantes estão sendo ignorados pelo PT. Entre os casos mais citados estão os dos senadores Wellington Dias (PI), em Teresina, Humberto Costa (PE), em Recife, e do deputado Nelson Pelegrino (BA), em Salvador.
A expectativa da bancada é de que haveria um empenho maior da direção nacional para conseguir recursos financeiros, estrutura partidária, apoio para fechar acordos e até mesmo a presença do ex-presidente Lula nos palanques. Nada disso aconteceu, reclamam os senadores petistas.
Enquanto isso, Haddad tem a presença constante de Lula, o apoio de Dilma e principalmente a força do Planalto para fechar acordos. Isso ocorreu com a nomeação de Marta para a Cultura, do senador Marcelo Crivella para o Ministério da Pesca, e com o acerto para levar o PP do deputado Paulo Maluf para o palanque de Haddad.
“O grande problema é que o PT está apostando todas as fichas num único candidato. É preciso reconhecer que a eleição de São Paulo é muito importante. Mas isso não justifica o abandono de candidaturas que foram lançadas para ajudar o partido”, desabafou um senador petista.