quinta-feira, 6 de setembro de 2012

STF CONDENA MAIS RÉUS DO MENSALÃO DO PT

    •  
Com decisão parcial, 7 dos 37 réus do mensalão já foram condenados.
Mariana Oliveira, Rosanne D'Agostino e Fabiano Costa Do G1, em Brasília


Com o voto da ministra Cármen Lúcia nesta quarta (5), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já votou pela condenação da acionista e ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e do ex-vice-presidente José Roberto Salgado.
Seis ministros entenderam que eles são culpados de gestão fraudulenta no comando da instituição: Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.
Nesta quinta, devem votar os quatro ministros que ainda não se manifestaram sobre esse tópico do julgamento (gestão fraudulenta) – Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ayres Britto
Até a proclamação do resultado, no final do julgamento, qualquer um dos ministros pode mudar o voto.
A gestão fraudulenta é prevista na lei de crimes contra o sistema financeiro e pode resultar em prisão de 3 a 12 anos. A dosimetria da pena (cálculo de quanto tempo cada condenado ficará preso) será feita ao final do julgamento.
Kátia Rabello e José Roberto Salgado foram acusados pelo Ministério Público de conceder, sem observar as regras do Banco Central, empréstimos a agências de Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, o suposto esquema de compra de votos no Congresso durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
(Mariana Oliveira, Rosanne D'Agostino e Fabiano Costa Do G1, em Brasília)