segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cachoeira recebe curso gratuito de arte contemporânea


Cachoeira recebe, em novembro, o curso gratuito “A Arte Contemporânea e o Pensamento da Diferença”. O projeto reúne Cristina Pescuma, crítica de arte de São Paulo, e cinco artistas atuantes na Bahia: Karla Brunet, Ludmila Britto, Rener Rama, Lica Moniz e Vauluizo Bezerra. Trinta vagas estão disponíveis e as inscrições serão realizadas via internet, pelo site www.isso.art.br , a partir do dia 5 de novembro. Com 12 horas de atividade, o curso também acontece em Salvador, com inscrições a partir de 12 de novembro.

“As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição”, informa a organizadora, Lanussi Pasquali. Não é preciso ser acadêmico ou artista para participar: basta ter afinidade e interesse no tema.

Com apoio do Edital Setorial de Artes Visuais da Funceb, o curso tem como foco o “Pensamento da Diferença”, uma abordagem teórica desenvolvida especialmente por Gilles Deleuze e Félix Guatarri a partir dos anos 1970. Nietzsche, Espinoza, Bergson e Foucault, entre outros, também integram essa linha.

“Esses pensadores propõem deslocar o pensamento para as relações, ou seja, é uma maneira de começar  pelo meio, pelas multiplicidades. Pensar a partir da diferença que perpassa os seres, aquilo que os torna singulares. Entendê-los em seus agenciamentos”, define Cristina Pescuma.

Também professora de cursos no Instituto Tomie Ohtake e tutora de Educação à Distância na Bienal de São Paulo em 2010, Cristina orienta o grupo Devir Fotografia.

Segundo a crítica, a arte contemporânea tende a ser mais enigmática, mais política e exigir maior participação do público na construção de sentido.

Para o anfitrião do evento em Cachoeira, Danillo Barata, a iniciativa é importante porque “entende que o papel da arte deve extrapolar os espaços e as práticas tradicionais, estritamente concebidos para as exposições usuais, invadindo os limites de uma geografia política pautada no eixo sul”.

O curso acontece na UFRB de 19 a 22 de novembro, das 14h30 às 17h30.  Quem quiser também poderá acompanhar a transmissão via real pela internet (www.isso.art.br). Em 2013, serão lançados livro e audiolivro produzidos com
textos resultantes do projeto.