terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Iniciativas de preservação da memória brasileira serão premiadas

Já está disponível o edital do 1º Prêmio Ibram Memórias Brasileiras. As inscrições serão abertas no dia 18 de dezembro e seguirão até 31 de janeiro de 2013. Publicado na última quarta-feira (28) no Diário Oficial da União, o prêmio faz parte do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012, que lançou outros quatro editais neste ano e tem mais cinco previstos. O prêmio se destina a selecionar iniciativas de preservação da memória brasileira e, a cada ano, contemplará um novo tema.
Em sua 1ª edição, a ênfase está nas iniciativas relacionadas à memória dos
movimentos sociais no Brasil (sindical, rural, estudantil, entre outros) que apoiam ações de divulgação, preservação e difusão de acervo. Serão distribuídos dez prêmios de R$ 30 mil reais, cada. O prêmio é depositado em parcela única e as instituições vencedoras devem utilizar os recursos para fazer as ações descritas em até sete meses.
Podem participar pessoas jurídicas de direito público (com exceção das vinculadas ao Ministério da Cultura) ou instituições privadas sem fins lucrativos, desde que tenham finalidade cultural. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do sistema SalicWeb.