segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UNEB concede título de doutor honoris causa a Roberto Santos



 Honraria mais importante da universidade será entregue no Teatro UNEB, dia 11, às 16h

Será nesta terça-feira (11), às 16h, no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador, a cerimônia de outorga do título de doutor honoris causa ao professor-doutor Roberto Santos.

Ex-governador da Bahia (1975-1979) e ministro da Saúde (1986-1987), atualmente presidente da Academia Baiana de Ciências, Roberto Santos idealizou e implantou em seu governo o Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T), inaugurado em  fevereiro de 1979, o primeiro equipamento do gênero da América Latina, hoje vinculado à UNEB.

A solenidade, presidida pelo reitor Lourisvaldo Valentim, será pretigiada pelo grupo gestor, diretores de departamento, outros gestores e comunidade acadêmica da universidade, contando com a participação de muitos convidados, entre autoridades, parlamentares, acadêmicos e lideranças comunitárias.

O evento terá transmissão ao vivo, via internet, neste link: mms://aovivo.uneb.br/teatro.

Sexto título outorgado


Nos quase 30 anos de implantação da UNEB, esta é a sexta vez que a instituição outorga o título de doutor honoris causa.

Honraria acadêmica mais importante da universidade, o título é concedido a personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

O primeiro agraciado foi Thabo Mbeki, em 2000, então presidente da África do Sul. Em 2008, foi a vez de Abdias do Nascimento, dramaturgo e ativista político, receber o título. O terceiro homenageado foi o historiador e escritor baiano Luís Henrique Tavares, que recebeu o título em março de 2009. Naquele mesmo ano, no mês de setembro, a quarta honraria foi concedida à líder religiosa Mãe Stella de Oxóssi. O mais recente homenageado com a honraria foi o educador Edivaldo Machado Boaventura, primeiro reitor da UNEB, cuja cerimônia de outorga foi realizada no último mês de junho.