segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Programa de eletrificação rural atende novas famílias em Cachoeira






 70 famílias de habitantes do município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, serão atendidas este ano com o programa de eletrificação rural. O programa está sendo executado em parceria entre o a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Meio Ambiente  e  a   Coelba  concessionária  de fornecimento de energia elétrica no estado. Para a atual administração do município,  assegurar o acesso à energia elétrica gratuitamente  para mais famílias, na zona rural do município  representa  mais desenvolvimento social  e econômico.  A chegada da energia elétrica no meio rural facilita o acesso aos serviços de educação, saúde, abastecimento de água  e saneamento.
                                                                                      
De acordo com Antônio José Salvador, responsável  pela articulação  do poder público municipal, comunidades governo estadual e  Coelba,  para a execução do programa, foram identificadas 70 novas famílias   na zona rural  que ainda não  contam  energia elétrica em seus domicílios. “Essas famílias     identificadas serão beneficiadas com a aprovação do Conselho Curador do programa”, segundo ele. Em todo município de Cachoeira, o programa já beneficiou cerca de 3 mil famílias  desde 2003 quando foi  implantado.


As obras de infraestrutura para a execução do programa que vai garantir  energia  para mais moradores de Cachoeira são realizadas de  acordo  critérios técnicos para evitar impactos ambientais. “As obras são executadas através da correta escolha de traçados, beirando as estradas e preservando a vegetação local”, explica Antônio José.

           

As ações na zona rural de Cachoeira integram o Luz para Todos, programa do governo federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado por meio de concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural e parcerias com os estados com objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico na zona rural dos municípios brasileiros.














.

r