domingo, 27 de janeiro de 2013

Secretaria de Educação prepara ações para o início do ano letivo em Cachoeira



 As aulas para os alunos da rede municipal de Cachoeira começam no dia 18 de fevereiro.  As matrículas ainda não foram encerradas. Os estudantes que ainda não efetivaram a matrícula podem se dirigir para a unidade onde deseja estudar. Outra opção para o aluno efetuar a matrícula é procurar diretamente a Secretaria de Educação do município, localizada na Rua Ana Nery, centro. O secretário de Educação, o professor Alexsandro Rocha, informou que o processo de matrícula obedece ao cronograma elaborado pela secretaria estão para atender a demanda dos alunos.  Estão sendo ofertadas cinco mil vagas para a rede municipal de educação.

Para aprimorar as ações da gestão da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação criou diretorias específicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Segundo o secretário, também foi criada a diretoria para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na sede e zona rural.  Outra novidade adotada pela nova gestão da Secretaria de Educação do município foi a criação do Departamento de Estatística, que irá registrar todas as informações sobre o sistema de ensino municipal com o objetivo oferecer subsídios para o planejamento das ações pedagógicas da rede. O recém criado Departamento de Estatística também manterá atualizado o Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC).   O município, também aderiu ao Plano de Ações Articuladas (PAR), do MEC, através do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). A adesão prevê ações no município para este ano e 2014. Por meio do PAR, o município, entre outros benefícios, pode encaminhar projetos pedagógicos, além receber material didático para alunos e educadores. "São ações que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino público e da aprendizagem”, enfatiza o secretário Alexsandro Rocha.

Para o início do ano letivo, funcionários da Secretaria de Educação e da Secretaria de Obras e Meio Ambiente realizaram vistoria técnica em todos os prédios escolares da rede de ensino com a finalidade verificar as condições das instalações físicas de cada unidade.  Segundo o secretário, nos prédios onde os técnicos identificaram problemas, as   obras de recuperação e manutenção, já estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente.