domingo, 30 de junho de 2013

Começou, às 7h58min, a Corrida do fogo Simbólico, de Cachoeira para Saubara.



Começou, às 7h58min, a orrida do fogo Simbólico, de Cachoeira para Saubara. Neste momento, os atletas e atiradores do Tiro de Guerra que vão conduzir a tocha em esquema de revezamento até Saubara estão passando pelas ruas de Cachoeira.
A tocha foi acesa pelo secretário de Educação do município Alexsandro Rocha, após a missa celebrada pelo frei cachoeirano Gilson Magno, na Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário. O ato contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Matos Silva, e do vereador Antônio Joaquim de Freitas Filho(Toninho do Alecrim
Ao som do Hino da Cachoeira, a tocha foi entregue ao atleta veterano José dos Santos, o Zé de Zuza , tendo ao lado o corredor soteropolitano conhecido pelo apelido de Trem de Ferro. Sob o comando do subtenente Cirne, do Exército Brasileiro, coordenador do Tiro de Guerra local, a corrida foi iniciada também ao som do Hino da Cachoeira entoado pelos atiradores do TG. Atletas cachoeiranos jovens e veteranos também estão participando da corrida, cuja chegada está prevista para ao meio dia na cidade de Saubara.
 

Os atletas estão conduzindo a tocha que simboliza a liberdade para comemorar o aniversário da Independência da Bahia, o 2 de Julho. A tocha segue para a cidade de Saubara, depois Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho e chega a Salvador no dia amanhã. O percurso da corrida é o mesmo feito pelos voluntários que partiram das vilas do Recôncavo para enfrentar os portugueses em Salvador até a vitória de 2 de Junho de 1823. A tocha parte de cachoeira porque foi a primeira vila a se levantar contra o domínio de Portugal, em 25 de junho de 1822.