terça-feira, 11 de junho de 2013

PROGRAMA MUNICIPAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


A Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Assistência Social implantou um amplo programa de qualificação profissional no município.
Diversos cursos já estão sendo executados através da parceria realizada entre a Prefeitura Municipal, SENAC E SENAI a partir da demanda de profissionais sinalizadas pelo Estaleiro Enseada Paraguaçu (EEP).
Atualmente, estão sendo ministrados pelo SENAI os cursos de Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de operações logísticas e Auxiliar de manutenção mecânica, totalizando 160 alunos.
Pelo SENAC, estão sendo ofertados os cursos de Manicure e Pedicure, além do curso de Costureiro visando principalmente a formação da cooperativa de confecções com beneficiárias do programa bolsa família, totalizando 50 vagas.
A prefeitura aderiu também ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) Brasil sem Miséria.  São 14 cursos pactuados, totalizando 770 vagas que serão preenchidas ao longo do ano. Pelo SENAC serão ofertados os cursos de Auxiliar Administrativo; Porteiro e Vigia; Recepcionista; Inglês e Espanhol.
Já pelo SENAI, os cursos de operador de equipamento de guindar; Encanador Instalador predial; Mecânico de Manutenção Industrial; Serralheiro de Materiais Ferrosos; Montador de Andaimes; Caldeireiro; Operador de retro escavadeira; Eletricista instalador predial de baixa tensão e Eletricista Industrial.
 No curso pré-vestibular são 120 jovens se preparando para concorrer no ENEM, vestibulares e concursos, através da parceria com a ONG ACIDADÃ.
Nos CRAS Três Riachos, Capoeiruçu, e Santiago do Iguape estão sendo desenvolvidas diversas oficinas de inclusão produtiva, já tendo beneficiado 140 famílias.
E no mês de Julho a Prefeitura entregará o Centro de Qualificação profissional, que abrigará todos os cursos ofertados, com salas e laboratórios adequados. Configurando-se um importante investimento para qualificação profissional da Juventude Cachoeirana.