quinta-feira, 20 de junho de 2013

VALNEY & BANDA VENCE I CONCURSO DO TRANSBAIÃO


Por votação aberta ao público, através das redes sociais, o grupo Valney e Banda foi eleito vencedor do I Concurso de Bandas promovido pelo projeto Transbaião, uma iniciativa direcionada à valorização da cultura nordestina, com incentivos a novos talentos e que também desenvolve um trabalho integrado com as administrações municipais, para promover, no eixo das regiões Metropolitana de Salvador, Litoral Norte e Recôncavo baiano, ações no campo da saúde pública, sustentabilidade, emprego e renda e de desenvolvimento econômico.
Premiação
Os integrantes da Banda, que são do Vale do Jequiriçá, concorreram com a música Linda, uma composição que fala de amor e que foi composta por Piu X, baixista e integrante do grupo. A música pode ser ouvida no http://palcomp3.com/valneyjose/. Valney José (voz e violão e composição),Gilmar "Fumaça" (percussão e efeitos), Carlos Antonio (Zabumba), Josimar "José" (bateria), Magno Reis (sanfona) e Leandro "Léo" (teclados) completam a Banda.
Como prêmio, a escolhida vai gravar um CD com direito a 5 mil copias. “Acho um projeto lindo e de uma grande importância na valorização e preservação da história e memória de Gonzagão- padrinho do idealizador do projeto, o deputado federal Luiz Argôlo, e também na valorização da cultura do nosso Recôncavo,  já que por onde passa esse trem deixa sua contribuição social e cultural em forma de exposições, feiras, cinemas, espetáculos culturais e shows. O Transbaião é um projeto maravilhoso e pra nós é uma alegria imensa sair vencedor desse I Concurso.”, comemora Valney, que é graduado em História pela UNEB, pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira, pela FINOM e estudante de Psicologia, pela UFRB.

Criada em 2010, a  Valney & Banda faz um forró de raiz, sem deixar de lado o gênero universitário e ritmos regionais. Foi selecionada entre as cinco melhores na primeira etapa do Concurso por um júri composto por artistas de destaque, em especial, do cenário da música popular brasileira, como Zelito Miranda, Del Feliz, Adelmário Coelho, Val Macambira, Tenisson Del Rey, além dos produtores musicais Wesley Rangel e Cícero Menezes e o artista Edd Bala. Entre as cidades onde o grupo vai se apresentar durante o São João estão Mutuípe, Jiquiriçá, Ubaíra, Santa Inês, Cravolândia, Amargosa e São Miguel.