sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Audiophylia – Exposição Multissensorial no CAHL

Acontece de 20 a 30 de agosto no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) em Cachoeira – BA, a exibição do projeto Audiophylia – Exposição Multissensorial. A proposta apresenta um panorama histórico dos registros fonográficos analógicos, desde o período da gravação mecânica à elétrica. O trabalho também incentiva reflexões pertinentes aos conceitos de Audiofilia e Audiófilo, que remetem à incessante busca por uma reprodução o mais fiel possível de um determinado registro sonoro.
A exposição Audiophylia retoma a relação entre as artes gráficas e os discos de vinil; relacionamento antigo que tem origem nos selos dos discos e que nos remetem à pintura do Nipper; o fox terrier que desde 1900 se tornou a marca registrada da Victor Talking Machine Co. Também tem espaço para fenômenos de ressignificação mais recentes, como o sleeveface, fenômeno propagado na internet em que uma ou mais pessoas substituem partes do corpo por capas de vinis e registram através de fotografia.
Com mais de 300 capas de discos, dentre títulos lançados entre 1910 e 2010, a exposição traz exemplares originais dos formatos de 35 rpm, 45 rpm e 78 rmp. Do cilindro ao vinil, do fonógrafo de Thomas Edison ao primeiro disco gravado no Brasil, o Audiophylia busca resgatar a memória das Máquinas Falantes: Gramophones, Vitrolas, Radiolas e Toca-Discos e conferir - em um vídeo-documentário de 1942 - como eram fabricados os discos de 78 Rpm da RCA Victor.
PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

Oficina de Práticas de Conservação Preventiva e Reparadora de Acervos Fonográficos 20 de agosto de 2013 | 08h – 17h | 20 vagas | Atividade Gratuita


Laboratório de Conservação e Restauro - Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB - Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA) | inscrições no site: www.audiophylia.tk


Os pesquisadores Marcelo de Almeira (SP) e Rita de Cássia Doria (BA) apresentarão de forma teórica e prática as noções básicas de conservação preventiva e reparadora de acervos fonográficos, com um enfoque nos discos de vinil englobando principalmente a identificação dos sistemas de gravação e reprodução analógica (mecânica e elétrica); composição, higienização e acondicionamento dos suportes e reconstituição dos microsulcos dos discos de vinil.

Encontro “Mídia e Musica (MiMu/ UFRB)”, 20-21 de agosto de 2013 | 09h – 17h  |  Atividade Gratuita


Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB - Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA).

 
Atividade de apresentação do grupo de pesquisa em Experiência, Comunicação e Audioculturas, coordenado pelo professor Dr. Jorge Cardoso Filho (UFRB e Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA). Abrange palestras com professores convidados e apresentação de trabalhos, resultados das pesquisas no grupo e de disciplinas ministradas no CAHL.

Abertura do Encontro MiMu/UFRB, 20 de agosto de 2013 | 09h – 12h
Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB - Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA).
Palestra: Vínculos afetivos, música e estilo
Debatedores: Professora Dra. Renata Pitombo Cidreira (CAHL,UFRB e POSCULT, UFBA) e Bart Teixeira (Rapper, Movimento Hip Hop, Cachoeira/Muritiba).

Mesa de apresentação de trabalhos Encontro MiMu/UFRB, 21 de agosto de 2013 | 14h – 18h
Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB - Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA).

Abertura Oficial da Exposição Audiophylia - 20 de agosto de 2013 - 19h30
Auditório e Foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB
Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA) | Atividade Gratuita

Programação:

19h30 – Diálogos com a Equipe Curatorial
19h40 – Mesa Redonda “Conceitos e Técnicas de (re)produção do Suporte Sonoro Analógico” com a participação de pesquisadores convidados: Marcelo de Almeida (SP); Jorge Cardoso Filho (BA) e Claudio Manoel (BA)
20h40 – Coquetel de Abertura da Exposição Audiophylia e Lançamento do livro Práticas de escuta do Rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação, de autoria do pesquisador Jorge L. C. Cardoso Filho.

Mesa de apresentação de trabalhos Encontro MiMu/UFRB, 21 de agosto de 2013 | 09h – 12h
Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB - Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA).
Tema: Estéticas e escutas

Encerramento do Encontro MiMu/UFRB, 21 de agosto de 2013 | 14h – 17h
Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB - Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA).
Palestra: Música, escuta e valor
Debatedores: Professor Dr. Thiago Soares (UFPB) e Professor Dr. Jorge Cardoso Filho (CAHL, UFRB e POSCOM, UFBA)

Oficina demonstrativa sobre Scratch - 21 de agosto de 2013 | 16h  | 20 vagas | Atividade Gratuita

 
Sala de Vídeo - Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB - Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA)  | inscrições no site: www.audiophylia.tk

Ministrada pelo soteropolitano DJ Môpa, do coletivo Pragatecno, essa oficina demonstrativa teórica e prática ensinará aos participantes as técnicas básicas do manuseio do vinil na picape, com foco no som arranhado produzido com os movimentos das mãos.
Feira de Discos de Vinil - 24 de agosto de 2013 | a partir das 15h
 
Pouso da Palavra – Praça da Aclamação, nº8 – Centro – Cachoeira (BA).
Entrada Gratuita
Evento voltado para a compra, venda e troca de LPs e Vitrolas ao som de discotecagens.
Visitas Mediadas à Exposição Audiophylia
De 20 a 30 de agosto de 2013
Foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB – Rua JJ Seabra, s/n – Centro – Cachoeira (BA).
Horário de Visitação: 9h às 22h.
Entrada Gratuita