sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Escolas da rede municipal de Cachoeira terão o Programa Mais Educação



              
Até o final do ano letivo, 27 escolas da rede municipal, estarão implementando as ações do Programa Mais Educação do governo federal em parceria com o município de Cachoeira.  Os estabelecimentos  selecionados  vão receber recursos do MEC,  através do PDDE ( Programa Dinheiro Direto na Escola), para  desenvolver projetos que permitem aos alunos permanecerem na escola  participando de atividades  esportivas e  culturais após  as aulas. “O  Mais Educação é uma ação de política pública para a implantação da educação ensino em tempo integral em nossas  escolas ”, explica a pedagoga Ana Luiza de Souza Marques, coordenadora  municipal do Programa.  
Para o prefeito Carlos Pereira, a adesão de 27 escolas ao Programa representa um grande avanço na melhoria  da qualidade da educação  no município. “É o resultado prático do trabalho da Secretaria Municipal de Educação, e significa um importante passo para a implantação do ensino em tempo integral nas escolas do município”, disse o prefeito. O Mais Educação  prevê a presença dos alunos, 8horas na escola. “Nesse período, eles assistem as aulas e permanecem  no turno oposto para as atividades  eleitas pela escola”,  de acordo com a coordenadora municipal do Programa.  Até o ano passado, apenas  as escolas Montezuma e  Aurelino Mário e o Educandário a Jesus Por Maria estavam haviam aderido ao Programa Mais Educação.
As escolas podem oferecer  atividades de arte , a exemplo de dança, música,teatro, artesanato  e também práticas esportivas(capoeira, futebol, ciclismo, entre outras modalidades). Além disso,  o estabelecimento oferece  reforço escolar  obrigatório com ênfase em matemática e língua portuguesa.  Os alunos das escolas que aderiram ao programa  recebem três refeições(dois lanches e almoço), kits com o fardamento das atividades culturais. Os valores repassados para as escolas variam de R$ 20 a R$70 mil, a depender do número de alunos apontados pelo Censo Escolar de 2012. O programa tem duração de 10 meses e funciona com a gestão da direção da escola, coordenação municipal, monitores e o professor comunitário responsável pelo suporte administrativo e pedagógico. O cumprimento das atividades propostas pelas escolas e a aplicação dos recursos  são acompanhadas e fiscalizadas pelo MEC, Secretaria Municipal de Educação e a prefeitura. Os recursos do programa são oriundos do Fundeb(Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica), PNAE(Programa Nacional de  Alimentação Escolar) e PDDE(Programa Dinheiro Direto na Escola).