quinta-feira, 15 de agosto de 2013

III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial precede evento nacional em Brasília



De 28 a 30 de agosto, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA) realizará, em parceria com a sociedade civil, a III Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Conepir), no Gran Hotel Stella Mares, em Salvador.
Com o tema Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por uma Bahia Afirmativa, a conferência pretende discutir mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de Igualdade Racial e buscar arranjos institucionais que assegurem a sustentabilidade dessas políticas. Entra na pauta ainda a definição de estratégias de combate ao racismo institucional e a cobrança do cumprimento da Lei 10639/08, que determina o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas do Estado.

Coordenada pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia (CDCN-BA), a Conepir é parte preparatória e fundamental para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que será realizada em Brasília, de 05 a 07 de novembro deste ano.  Ambos os eventos surgiram com a forte mobilização de movimentos da Bahia e atualmente contam com a participação efetiva da sociedade civil e de representantes de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, inclusive quilombolas.
Participarão do evento, além de palestrantes e espectadores, 104 delegados da capital baiana e outros 287 que estiveram entre os meses de junho e julho nas conferências de 82 municípios da Bahia.
De acordo com a Comissão Organizadora Estadual, o evento, ao contrário dos anteriores, será um “fórum reunido para olhar os Planos, resultantes das últimas duas Conferências, para analisar as peças orçamentárias e diretrizes governamentais, observar os pactos estabelecidos e fazer um reposicionamento das políticas, projetos e ações, com metas, prazos e recursos, tendo como centro a promoção de um cenário favorável à democracia e ao desenvolvimento sem racismo”.
Há ainda um conjunto de demandas relativas à efetividade das políticas de promoção da igualdade que passam pela necessidade de acordos entre as gestões municipais e a sociedade civil. Entre os objetivos, está o de garantir elementos básicos para criação dos mecanismos necessários a um Sistema Municipal de Igualdade Racial, tipo o SUS e O SUAS (Assistência Social).
As inscrições para participar do evento devem ser feitas através do endereço eletrônico www.conepir.com.br .


Composição da Comissão Organizadora
Governo do Estado
Elias de Oliveira Sampaio (SEPROMI)
Teresa Espírito Santo (SEPROMI)
Danilo Souza Xavier (SETRE)
Jaime Pinto Ramalho Neto (SSP)
Silvana Santos Bispo (SEC)
Jamile de Jesus Santos (SJCDH)
Trícia Viviane Lima Calmon (SEPROMI)

Sociedade Civil / Segmento
Vilma Reis (Antropologia)
Raimundo Konmannanjy (Povos de Terreiro)
Carmem Félix (Sociologia)
Hamilton Oliveira (Juventude Negra)
Valter Crispim ( Irmandades Seculares)
Eunice Martins (OAB-BA)
Paulo Nascimento (Blocos Afro)