sábado, 21 de setembro de 2013

A saúde dos jovens e adolescentes é alvo de campanha da UBS do povoado do Alecrim




O esporte, a educação e a cultura. Estas são as ferramentas que a equipe de profissionais da UBS( Unidade Básica de Saúde) do povoado do Alecrim, zona rural de Cachoeira (110 km de distância de Salvador), estão utilizando para atrair jovens e adolescentes para os serviços  disponíveis nos programas de saúde pública. A intenção é atingir  público alvo na faixa etária de 12 a 19 anos, com o objetivo  facilitar o acesso às ações de proteção e prevenção da saúde. A campanha que já vem sendo desenvolvida por todos os profissionais que trabalham naquela unidade foi deflagrada ontem com uma diversificada programação. Segundo a enfermeira Juçara Lopes, coordenadora da UBS, as ações serão permanentes.
“As nossas ações visam a promoção, proteção e recuperação da saúde de nossos jovens e adolescentes”. A Unidade Básica de Saúde do Alecrim atende, aproximadamente, 400 famílias, com 312 jovens e adolescentes na faixa etária dos 12 aos 20 anos de idade

A estratégia  utilizada  pela da equipe  da UBS do Alecrim, pela resposta positiva do público alvo das ações, está dando cento. Os jovens do Alecrim e da Formiga, povoado também assistido pela UBS, atenderam ao convite e participaram ativamente das atividades.  A programação constou de  competições esportivas,  concurso de dança, apresentação de teatro, capoeira, número de mágicas, humor e literatura de cordel, além de debate sobre doenças sexualmente transmissíveis e drogas.

 O psicólogo Kênio Marinho, professor do IANE, proferiu palestra sobre o comportamento dos adolescentes para uma plateia atenta e participativa. Mães e pais de jovens e adolescentes também participaram das atividades que tiveram início às 8h e se estenderam até às 16h. Todos os participantes e convidados do evento almoçaram no local.

Professores e alunos da escola municipal local marcaram presença no evento. A secretária de Saúde do município, Mariana Rebelo compareceu e participou intensamente da programação ao lado da enfermeira Juçara Lopes, e de toda equipe de profissionais da UBS do Alecrim. O vereador Toninho, representante da comunidade também esteve presente.