sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Escritor escocês Ewan Morrison estará na Flica Defensor da escrita literária no espaço digital participa da mesa “O Não Legado da Literatura”




A Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) confirma mais um nome internacional na programação. O escocês Ewan Morrison irá ao evento na sexta-feira, dia 25 de outubro, às 10h. Voz importante e influente na literatura mundial, o autor participa da mesa “O não legado da literatura” junto ao escritor mineiro Sérgio Rodrigues. No mesmo dia, outros nomes internacionais participam do evento. As americanas Kieras Cass, autora da trilogia “A Seleção” e responsável pela renovação dos contos de fadas, e Sylvia Day, escritora da trilogia “Crossfire”, com livros publicados em mais de trinta países e ocupante dos primeiros lugares nas listas de vendas.
Ewan Morrison nasceu em Caithness (Escócia) e se formou na Glasgow School of Art. Trabalhou como diretor de cinema e televisão de 1990 a 2004. No currículo, três nomeações para BAFTA escocês. Um de seus curtas-metragens ganhou um prêmio da Royal Television Society, em 1999.  O primeiro romance, “Swung “, foi selecionado para o Prêmio de Le Prince Maurice. O conto “The Last Book You Read and Other Stories” (2005) o levou a ser pré-selecionados para “ARENA - revista Homem do Ano”, em 2006. Seus segundo e terceiro livros, “Distance” (2008) e “Menage” (2009), formam uma trilogia com o primeiro romance, explorando alternativas para a monogamia.
O livro mais recente de Morrison é “Tales From The Mall”(2012), uma coleção de histórias curtas e ligadas, que exploram as maneiras pelas quais os indivíduos se esforçam para fazer algo de si em uma sociedade consumista. Em recente ensaio para o jornal britânico The Guardian, Ewan Morrison escreveu um texto especulando as características da literatura de ficção em 2043.  A redação levanta questões sobre pirataria, democratização do acesso ao conhecimento e à cultura, os meios de produção e divulgação, os limites que o capitalismo impõe à seara literária e a interação entre cultura e tecnologia.
Este ano, no Festival de Livros de Edimburgo, o escritor provocou barulho com suas ideias apocalípticas sobre o futuro do livro de papel e construiu um cenário em que o próprio ofício de escritor deixará de existir. Ewan sugere que a tecnologia possibilitará a cada leitor encarnar um (re)escritor do que lê, gerando versões alternativas de romances clássicos ao manipular livremente o respectivo texto, que estará disponível para download gratuito.
A Flica - Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI - Cachoeira Literária. O Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer, e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são os curadores. 
A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.
Também já tem confirmado nomes como os internacionais KierrasKass, Sylvia Day, e Jean Claude, e nacionais como Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.