quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Luiz Felipe Pondé filosofa na Flica Ensaísta brasileiro participa da mesa "As imposições do amor ao indivíduo" no sábado.



Grande nome da filosofia e da literatura nacional, Luiz Felipe Pondé confirmou presença no sábado, dia 26 de outubro, na Festa Literária Internacional de Cachoeira. O escritor participa do evento na mesa "As imposições do amor ao indivíduo", que terá a mediação de Rosel Soares. No mesmo dia, em mesas diferentes, participam do evento nomes como Joca Reiners Terron, Tom Correia e Maria Hilda Baqueiro Paraíso.
Pondé, em suas entrevistas, já ironizou os ecologistas de butique, e disse que o mundo corre o risco de ficar brega. Mesmo com tantos temas polêmicos, está na TV, revistas e tem dois best-seller: "Contra um mundo melhor"(2010) e o “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”(2012).
É escritor de obras como “O homem insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana” (2001), “Conhecimento na desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana”(2004), “Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoiévski” (2003), “Do pensamento no deserto: Ensaio de Filosofia, Telogia e Literatura” (2009) e “O Catolicismo Hoje” (2011).
Logo na abertura do último livro publicado (Guia Politicamente Incorreto da Filosofia), Pondé avisa: “Este livro é a confissão de um pecador irônico a respeito de uma mentira moral: o politicamente correto”. Nesta publicação, o escritor aborda a história do politicamente correto, tendo como base o pensamento de nomes como Nietzsche, Darwin, Rousseau, Kant e Nelson Rodrigues. Entre os temas abordados, política, religião, preconceito e felicidade.
Para os críticos, a filosofia de Pondé valoriza as tradições religiosas ocidentais (mesmo não seguindo a uma religião em particular), combate o pensamento politicamente correto, além de ter um certo pessimismo.
Luiz Felipe Cerqueira e Silva Pondé  - Nasceu em Recife, mas tem ligação com a Bahia. Foi neste Estado que estudou no ensino médio. Em São Paulo cursou filosofia na Universidade de São Paulo (USP), onde também fez doutorado, sendo que desta vez em parceria com a Universidade de Paris-VIII. Recebeu título de Pós-doutor da Universidade de Tel Aviv. Atualmente, Pondé é professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e colunista da Folha de São Paulo.
A Flica - Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI - Cachoeira Literária. O Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer, e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são os curadores. 
A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.
Também já tem confirmado nomes como os internacionais Kierras Kass, Sylvia Day, e Jean Claude, e nacionais como Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

 Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2013
Local: Conjunto do Carmo – Cachoeira
Data: 23 a 27 de outubro (quarta a domingo)
Realização: CALI - Cachoeira Literária e Icontent/Rede Bahia
EVENTO GRATUITO