terça-feira, 10 de setembro de 2013

Projeto Farmácia Viva: UBS da Rua da Feira implanta canteiro de ervas medicinais


Aliar o conhecimento popular e a pesquisa num esforço de prevenção e o tratamento dos problemas de saúde. Este é o objetivo do Projeto Farmácia Viva que está sendo implantado na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Rua da Feira pela equipe de profissionais juntamente com usuários do Programa Saúde da Família. A médica Rita Maluf que está à frente do projeto, ressalta a importância da utilização das ervas para o tratamento de problemas de saúde, mas alerta que o uso deve ser de modo correto. Por isso, o Projeto Farmácia Viva vai além do cultivo de plantas medicinais. “Por meio de palestras com os nossos pacientes, ensinamos como as ervas devem ser utilizadas, pois o uso incorreto pode causar efeitos colaterais”, explica a médica.
Rita Maluf conta que durante as palestras realizadas periodicamente na Unidade de Saúde, servem para esclarecer as principais dúvidas dos pacientes sobre o uso correto das ervas. Ela cita, por exemplo, que alguns chás não devem ser ingeridos com medicamentos. “Apesar de natural, as ervas também podem provocar complicações na saúde”, a médica alerta. A eficácia das drogas de origem vegetal é conhecida desde o início da civilização. “As diversas influências fitoterápicas herdadas dos nossos antepassados, como exemplo, a da cultura africana e indígena, entre outras, que fizeram aumentar o uso das plantas medicinais no Brasil”, assinala Rita Maluf. A médica ensina que as plantas podem ser utilizadas em diversas formas como: “chás, tinturas, extratos alcoólicos, extratos glicólicos, óleos, pós e extratos secos”.
As mudas de ervas medicinais da Farmácia Viva, estão sendo doadas pelos inscritos no Programa de Saúde da Família da UBS da Rua da Feira. Parte das mudas doadas foram plantadas em garrafas PET reaproveitadas e penduradas na parede. No canteiro do jardim da unidade também foram plantadas algumas espécies. “Além de preservar o meio ambiente com atitudes sustentáveis para manter os recursos naturais e reaproveitar materiais através da reciclagem, podemos também utilizar a natureza para o nosso bem estar, usufruindo dos benefícios que ela oferece”, conclui a médica. A experiência com ervas medicinais da UBS da Rua da Feira foi conhecida contem pelo gestor em educação norteamericano Jonh Lucas e pela médica e coordenadora estadual do programa de intercâmbio de extensão universitária no exterior, Damiana Miranda. Após conversar com a médica Rita Maluf sobre o projeto,

eles se disseram encantados com a iniciativa. "É muito importante aliar o conhecimento científico com as práticas tradicionais da medicina".