quinta-feira, 12 de setembro de 2013

UBS do Alecrim promove evento para jovens e adolescentes





 A equipe de profissionais da UBS(Unidade Básica de Saúde) do povoado do Alecrim, na zona rural de Cachoeira, está mobilizando jovens e adolescentes  da localidade  para  a realização do I Torneio Sociocultural Esportivo e Informativo da Saúde, programado para o dia 20(sexta-feira) de  setembro. Segundo a enfermeira Jussara Lopes, coordenadora da UBS, a iniciativa visa inserir esse público de jovens e adolescentes nas ações de preservação  saúde. “Com a realização desse evento, o nosso objetivo é  atraí-los para  que  participem  das ações educativas  promovidas na UBS, a exemplo de palestras e  debates com temas  relacionados às questões de específicas  dessa faixa de idade desse público” , explica a enfermeira.
Jussara Lopes também chama a atenção para que eles recebam a Caderneta de Saúde do Adolescente. “A Caderneta reúne informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, sobre saúde sexual e reprodutiva, além de saúde bucal e alimentação”. Para a coordenadora, a programação do dia 20 de setembro será de grande importância para o inicio de um amplo trabalho que os jovens e adolescentes da comunidade do Alecrim e Formiga, assistidos pela mesma UBS. “A nossa ações visa  a promoção, proteção e recuperação da saúde de nossos jovens e adolescentes”. A Unidade Básica de Saúde do Alecrim atende, aproximadamente, 400 famílias, com 312 jovens e adolescentes na faixa etária dos 12 aos 20 anos de idade
A programação do Torneio Sociocultural Esportivo e Informativo da Saúde consta de atividades esportivas, a exemplo de baleado feminino, futsal feminino e masculino. Haverá, ainda, debates sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Drogas e Violência, além de diversas apresentações culturais. Os jogos acontecerão na Quadra Poliesportiva e as demais atividades serão realizadas na Praça do Alecrim, em frente à sede da UBS. Para isso será montada uma infraestrutura com toldos, cadeiras e sonorização. A programação terá inicio às e o encerramento está previsto para as 16h. O evento conta com o apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde.