sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Carola Saavedra na mesa Afetos e Ausências da Flica

Escritora  que nasceu no Chile participa da Festa Literária no dia 26 de outubro

Os amantes, estudiosos e curiosos do gênero literário batizado de romance irão se envolver com o tema da mesa “Afetos e Ausências”, no sábado, dia 26 de outubro, às 17hs, na Festa Literária Internacional de Cachoeira - Flica. Neste dia, a escritora Carola Saavedra apresenta uma pouco do seu trabalho, que conta com diversas premiações. Com mediação de Rosel Soares, participa também do debate a escritora Letícia Wierzchowski.
Em seu último livro, “Paisagem com dromedário”, Carola Saavedra conta a história da artista plástica Érika. A personagem, que na trama está autoexilada, grava mensagens endereçadas a Alex, seu amado. A publicação reúne 22 gravações, nas quais a personagem tenta reconstituir e compreender seu passado.
Em “Paisagem com dromedário”, a escritora atualiza radicalmente a arte de escrever cartas, aproximando-o do cinema e do radioteatro. Nos textos, Saavedra reafirma o vigor e a originalidade de sua escrita, uma das mais marcantes do atual panorama literário brasileiro.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Carola Saavedra - Chilena de nascimento (1973), mas radicada no Brasil desde criança. É jornalista de formação, escritora e tradutora. Entre as suas publicações, é autora dos romances “Toda terça” (2007), “Flores azuis” (2008) – eleito melhor romance pela APCA, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti – e “Paisagem com dromedário” (2010) – Prêmio Rachel de Queiroz na categoria jovem autor, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti –, todos lançados pela Companhia das Letras. Seus livros estão sendo traduzidos para o inglês, francês, espanhol e alemão. Saavedra está entre os vinte melhores jovens escritores brasileiros, escolhidos pela revista Granta. Morou na Espanha, na França e na Alemanha, onde concluiu um mestrado em Comunicação. Atualmente vive no Rio de Janeiro.
A Flica - Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI - Cachoeira Literária. O Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer, e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são os curadores. 
A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.