quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

CARYBÉ E JORGE AMADO APORTAM NO BAIXO SUL

Após montagem em Salvador, Ilhéus e Feira de Santana, a exposição itinerante 100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado chega ao município de Cairu

Depois de percorrer Salvador, Feira de Santana e Ilhéus, a exposição 100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado chega a Cairu, município sede das ilhas Tinharé e Boipeba (Baixo Sul da Bahia), abrindo os itinerários de 2014.  A mostra, em cartaz até 2 de fevereiro, no Convento de Santo Antônio, construção de 1654 e tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, já foi vista por mais de cinco mil pessoas, nas três cidades, onde esteve exibida e tem a curadoria assinada pela galerista Solange  Bernabó, filha de Carybé.
“O propósito é aproximar os públicos locais e transeuntes  da obra de dois artistas ícones da história e da cultura baianas: Jorge Amado e Carybé, que por meio da literatura e das artes plásticas, respectivamente, recriaram o imaginário popular sobre a Bahia”, abrevia. Segundo ela, a ideia é não só homenageá-los, mas também promover uma reflexão sobre a importância desta amizade para a cultura brasileira.
O projeto expográfico 100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado é uma criação do arquiteto Daniel Colina e do designer Gabriel Bernabó,  e traz ilustrações de obras como O Sumiço da Santa, Jubiabá, A Morte e A Morte de Quincas Berro D'água, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé. A mostra é uma realização do Instituto Carybé, em parceria com a Hasta la Luna Iniciativas Culturais, com o apoio da Fundação Casa de Jorge Amado e patrocínio do Grupo LM.