sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ESPETÁCULO OS PREQUETÉS ABRE TEMPORADA DE VERÃO DA CABRIOLA CIA




A Programação de Verão 2014 da Cabriola Cia de Teatro terá novos e antigos espetáculos da Cia, como o premiado musical “Os Prequetés”.

A 6ª edição da Programação de Verão da Cabriola Cia de Teatro começa com o premiado espetáculo “Os Prequetés” vencedor do prêmio Braskem de teatro 2008 e mais 04 prêmios em festivais (incluindo “Melhor Direção” e “Melhor Trilha Sonora Original”). A estreia será dia 11 de janeiro, às 16h, no Espaço Xisto Bahia.
A peça é uma livre adaptação da obra de Ana Maria Machado e conta a história de uma menina que não gosta de cumprir regras porque acredita que elas são inúteis, até ser levada pela sua imaginação ao País dos Prequetés, um lugar onde as regras não existem.
     Ao misturar realidade e fantasia a peça consegue se aproximar do universo das crianças sem subestimar-lhes a inteligência e a capacidade que elas próprias têm de resolver seus problemas e inserir-se na realidade. De uma maneira inteligente e divertida o texto provoca a reflexão sobre o conceito de autoridade e convívio social.
     A estética da montagem busca no universo da cultura popular os elementos para a sua estruturação. O circo, o teatro, a ciranda, o carnaval, são alguns dos referenciais utilizados. Os elementos cênicos e a cenografia são utilizados partindo da ideia de que existem vários objetos num só objeto, mostrando ao público como os recursos lúdicos podem ser explorados à medida que usamos nossa imaginação, criatividade e poesia na vivência do cotidiano.
      A direção é de Heraldo Souza que também assina a trilha sonora original cantada, tocada e dançada pelos atores.
“Atualmente as crianças não têm um pátio para brincar. Superfamiliarizadas com videogames, televisão e computador, não conhecem o prazer de criar brinquedos com caixinhas e latas, botões e madeirinhas. Nem mesmo jogos de montar. Esses brinquedos oportunizam e favorecem a brincadeira livre e a fantasia. A criança coloca no objeto com que está brincando o significado que ela deseja no momento. Enfim, na pressa do dia-a-dia, os pais e professores tentam simplificar suas rotinas e tarefas, oferecem brinquedos já prontos e que não requeiram montagem, pois não fazem sujeira, nada que precise limpar, arrumar. Sendo assim, a criança desenvolve-se num meio distante do lúdico, são tratadas como adultos em miniaturas onde o que é mais importante é estudar, aprender, adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades, estimular as inteligências, visando aos objetivos alheios aos seus interesses.  As peças escolhidas para esta Programação de Verão apresenta a brincadeira não como um mero passatempo, mas como um elemento que ajuda no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo. E mostra que é possível superar os problemas existentes e oferecer melhores condições de desenvolvimento às crianças, ampliando e valorizando o espaço e as oportunidades de brincadeira. Um dos objetivos é resgatar brincadeiras do universo infantil que proporcionam um contato mais humano entre seus participantes e exijam criatividade e imaginação na sua elaboração, contando com o recurso do improviso na confecção dos elementos a serem utilizados, reciclando, adaptando, transformando... Acentuando a importância das brincadeiras na evolução dos processos de desenvolvimento humano”  – diz o diretor Heraldo Souza.