sábado, 22 de março de 2014

Cachoeira será sede de Painéis Funarte de Bandas de Música de 9 a 13 de abril


Encontram-se abertas as inscrições para os cursos do Projeto Painéis Funarte de Bandas de Música 2014, que será realizado entre os dias 9 e 13 de abril, na histórica cidade de Cachoeira(distante 110 km de Salvador), no Recôncavo Baiano. Podem participar músicos de todos os municípios baianos e também de outros estados. As inscrições podem ser efetuadas pela internet no endereço joseluizbernardo50@hotmail.com ou pelo telefone (75) 3425 4470, celular (75) 9232 5561/ 99814178. Os interessados também podem se inscrever no Posto de Informações Turísticas de Cachoeira, na Rua Ana Nery,nº 7, Centro. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Cada participante é responsável por sua hospedagem, alimentação e traslado.


Serão oferecidos cursos de capacitação técnica e fundamentos para instrumentos de sopro(flauta, clarineta, saxofone,trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba), percussão, percepção musical, instrumentação e arranjo, reparo e manutenção de instrumentos de sopro, prática de conjunto e técnicas de ensaio para regente de banda. O participante deverá estar com seu instrumento individual ( em funcionamento), estante de partitura,caneta,lápis, borracha, bloco de anotações e papel pautado. O participante de percussão deverá estar, além dos itens citados, com suas baquetas. 


Esta é a primeira vez que Cachoeira, cidade de ricas tradições musicais, com suas centenárias Filarmônicas Lyra Ceciliana e Minerva Cachoeriana ,recebe os Painéis Funarte(Fundação Nacional das Artes), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O projeto realizado anualmente em cidades brasileiras com o objetivo de estimular o desenvolvimento das bandas de música no Brasil, apoiando, estimulando e preservando a tradição musical conta com a parceria da prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, do governo do estado e da Fundação Cultural do Estado da Bahia O trabalho inclui o levantamento e edição de partituras, guias e manuais, a distribuição gratuita de instrumentos musicais para bandas e a realização de cursos de capacitação e atualização.