sexta-feira, 7 de março de 2014

Cachoeira - A cidade histórica completa 177 anos no dia 13 de março







Conhecida pela sua riqueza cultural e pelo seu patrimônio arquitetônico em estilo colonial, Cachoeira, situada no Recôncavo Baiano, 110 km distante de Salvador, completa, no dia 13 de março, 177 anos de elevação à categoria de cidade. A data será celebrada com uma vasta e diversificada programação cultural, além importantes atos e inaugurações por parte do Executivo Municipal, previstos para acontecer entre os dias 13 e 16.  
A programação em homenagem a cidade histórica começa com a reinauguração no dia 12, quarta-feira, do Cine Teatro Cachoeirano, um dos priemeiros a funcionar no país. Inaugurado  em 1922,  na praça Teixeira de Freitas, por iniciativa do médico, político e empresário Cândido Elpídio Mecenas Vacarezza,  o prédio do cinema ficou mais de duas décadas fechado e em ruínas. Em 2009 foi adquirido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) quando  começou a ser restaurado, através do Programa Monumenta do Ministério da Cultura/IPHAN, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do governo do estado.  O equipamento será gerido pela prefeitura de Cachoeira.
No dia 13 de março, quinta-feira, quando Cachoeira completa 177 anos de elevação à de categoria de cidade, estão programados atos cívicos comemorativos à data, além da entrega de ambulâncias para comunidades rurais, inaugurações de equipamentos públicos, assinaturas de convênios para a realização de obras  e de  apoio financeiro do município para as filarmônicas Lyra Ceciliana, Minerva Cachoeirana, 25 de Junho ; Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e do Samba de Roda de Dona Dalva. À noite haverá show na orla fluvial com a cantora Mariene de Castro, além de outras atrações programadas pela Secretaria de Cultura e Turismo do município.
A programação será retomada na sexta-feira (14) , a partir  das 20h, com  apresentação do  cantor romântico Nenho, bandas locais e para encerrar, às 2h da madrugada, apresentação do grupo Psirico. No sábado(15), está programado show da banda Seu Maxixe, além de outras atrações. Domingo (16), último dia da  festa, a programação  começa pela manhã com a abertura do Festival de Fanfarras de Bandas e Fanfarras campeãs do Estado da Bahia, às 10h. O cantor Sine Calmon e Banda Morrão Fumegante fazem  o show de encerramento das comemorações do aniversário de Cachoeira.
História
A Cidade Monumento Nacional, tem na sua arquitetura, sua história e tradições, o fascínio que encanta visitantes de todo o mundo. A Antiga Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira continua envolvida no colorido cenário dos tempos de outrora. A cidade vive a tranquilidade de um lugar que cultiva suas tradições e preserva seu maior tesouro: um notável patrimônio de arte e cultura.
 O desenvolvimento de Cachoeira teve início a partir da primeira metade do século XVII. Esta evolução está vinculada aos colonizadores Dias Adorno e Rodrigues Martins, donos da terra em que fora assentada a povoação. Com a expansão da economia açucareira e da atividade comercial, a vila foi prosperando, principalmente nos séculos XVII e XVIII, quando se construíram belas casas, igrejas e conventos, valiosas peças da arquitetura da influência barroca que ainda se conserva.
Cachoeira preserva o acervo barroco da sua arte sacra, o legado ancestral do povo de santo, a rica e variada culinária regional. Nas festas, a alegria está presente nas ruas e praças. Nenhuma cidade do Recôncavo soube tão bem guardar as suas tradições como Cachoeira. São famosas as celebrações da Semana Santa, as festas de Nossa Senhora da Boa Morte e a de Nossa Senhora da Ajuda. A Feira do Porto e o São João ganharam fama nacional.
 Já consolidada como vila de maior importância da província, Cachoeira projetou-se também na história política do Brasil, pelas lutas da Independência da Bahia, em 1822. Antes da consolidação da Independência da Bahia, o povo da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira do Paraguaçu, levantou-se contra jugo português, e no dia 25 de Junho de 1822 declara-se território livre do Portugal. A cada 25 de Junho, a cidade torna-se sede do Governo do Estado.
Em 13 de março de 1837, por força de decreto provincial, Cachoeira foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Heroica Cidade da Cachoeira - Lei Nº. 43, assinada pelo então presidente da Província da Bahia, Francisco de Souza Paraízo. Em 1971 foi distinguida com título de Monumento Nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O extinto Programa Monumenta do Ministério da Cultura, implementado através do IPHAN com financiamento do BID e contrapartida do governo do estado recuperou 51 imóveis que compõem o conjunto arquitetônico da cidade. Entre os imóveis restaurados estão o Convento do Carmo, o Quarteirão Leite Alves - onde funciona o Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o prédio da Câmara e Cadeia Pública. 



 




















1837 – 2014      177 ANOS DE ELEVAÇÃO A CATEGORIA DE CIDADE
CACHOEIRA CIDADE HEROICA E MONUMENTO NACIONAL

FESTA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE – DE 13 às 16 DE MARÇO DE 2014

PROGRAMAÇÃO

Dia 13/03/2014 (quinta-feira)

18h – Samba de Roda Filhos do Caquende
20h – Samba de Roda de Dona Dalva
22h – Mariene de Castro
00h – Samba de Primeira

Dia 14/03/2014 (sexta-feira)

20h – Axé Mais
22h – Partido Ponto Com
00h – Nenho
02h – Psirico

Dia 15/03/2014 (sábado)

20h – Sedução do Prazer
22h – Samba de Crioulo
00h – Juninho Cachoeira
02 – Seu Maxixe

Dia 16/03/2014 (domingo)

Das 10 às 20h – Festival de Bandas e Fanfarra Vencedoras do Estado da Bahia
20h – Brotou Samba
22h – Sine Calmon

REALIZAÇÃO

Prefeitura Municipal da Cachoeira
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

APOIO

Governo do Estado da Bahia
Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia - SECOM