domingo, 9 de março de 2014

Cidadania digital em Cachoeira



                                   

                                            População ganha novos infocentros

A prefeitura de Cachoeira está ampliando o acesso à inclusão digital da população com a implantação de novos infocentros.  Moradores do povoado da Opalma na zona rural foram beneficiados com uma sala de informática instalada na Escola Municipal, General Alfredo Américo, aberta a toda população. A outra unidade foi inaugurada no Centro de Formação Ursulina Pereira Luz, no povoado da Formiga. Em breve, será inaugurada a sala digital na localidade do Alecrim, também na zona rural do município.
A iniciativa da prefeitura visa democratizar o acesso às tecnologias da informação e comunicação, o que permite a introdução de todos, especialmente das pessoas de baixa ou nenhuma renda, na sociedade da informação. A inclusão digital é considerada pela administração municipal como um meio de promoção do desenvolvimento humano e econômico. O programa visa proporcionar à população excluída o acesso e a apropriação de tecnologias da informação e comunicação, por meio dos infocentros, para que essa disponha de meios e capacitação para acessar, utilizar, produzir e distribuir informações e conhecimento. Desta forma, pretende-se que diversas comunidades encontrem soluções para problemas locais de modo participativo e com autonomia crítica, provocando, assim, mudanças nas práticas políticas.
“O acesso cotidiano às redes, equipamentos e o domínio das habilidades relacionadas às tecnologias de informação e comunicação é requisito indispensável à integração social, atividade econômica e fortalecimento da cidadania”, destaca o prefeito Carlos Pereira. Ainda segundo o prefeito, a atuação do município em parceria com a sociedade na promoção da inclusão digital “é componente que se insere no esforço da prefeitura em direção à inclusão social, à garantia dos direitos de cidadania e ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico”.