quinta-feira, 6 de março de 2014

Educação Integral é realidade em escolas de Cachoeira


O Programa Educação Integral já realidade para centenas de crianças que estudam em 27 escolas da rede municipal. O projeto é resultado do trabalho do governo municipal, através da Secretaria de Educação, que tem o compromisso de oferecer educação pública de qualidade com ações que estão contribuindo para mudar o perfil do ensino infantil e fundamental em Cachoeira. A meta da prefeitura é implantar o segundo turno em todas as escolas do município em parceria com o governos federal e estadual.
O ano letivo começou com uma intensa programação nas escolas onde a jornada pedagógica foi ampliada. Todas as unidades que aderiram ao programa promoveram atividades com a participação de gestores, educadores, pais e alunos. Nos eventos organizados pelas escolas, verdadeiros festivais de cultura, conhecimento e cidadania, foram divulgadas as ações previstas para o Programa Educação Integral do município.
O Programa Educação Integral, que já está presente em 27 estabelecimentos da rede municipal, visa estimular, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos e ações de articulação de políticas sociais e implementação de atividades socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens. O projeto tem o objetivo de promover a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educacionais e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias, sob a coordenação da escola.
Os alunos das escolas com Educação Integral podem participar de oficinas esportivas, a exemplo de futebol, capoeira e ciclismo. Diversas linguagens artísticas também estão à disposição dos estudantes da rede municipal. São oferecidas oficinas de dança, música, canto coral, pintura. As crianças têm, ainda, a oportunidade de aprender informática na própria escola. Todas as escolas do Programa Educação Integral também são obrigadas a oferecer aulas de reforço escolar.
Aluna da 7ª série, da Escola Municipal Aurelino Mário, Geisane da Cruz da Silva(13),encara a oficina de música como uma importante para começar tornar realidade o sonho de ser cantora . “Acho o projeto interessante. Quero me dedicar à música porque sonho no futuro ser cantora gospel. Essa é minha primeira oportunidade e eu vou aproveitar”, disse a menina, ao lado da irmã Jailma da Cruz, que já concluiu o ensino médio. No distrito de Santiago do Iguape, a dona de casa e marisqueira, Marinalva Silva de Almeida (38), mãe de um aluno da Escola Pedro Paulo Rangel, e de uma aluna da Escola Municipal de Santiago, aprova o Programa Educação Integral. “É ótimo, porque ocupa a mente das crianças o tempo todo com coisas boas. Acho que agora com esse programa eles vão aprender muito mais”, avaliou com entusiasmo.