quinta-feira, 13 de março de 2014

Técnicos da Funarte visitam Cachoeira, cidade sede do Projeto Painéis Funarte de Bandas de Música em abril






Recepcionados pelo secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, técnicos da Funarte (Fundação Nacional de Artes) e o coordenador de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia(Funceb) Cássio Nobre fizeram, ontem, uma visita de inspeção aos locais que vão abrigar entre os dias 9 e 13 de abril, as atividades da programação do Projeto Painéis Funarte de Bandas de Música. Na oportunidade, o grupo visitou as instalações do Colégio Estadual da Cachoeira, onde será concentrada a maior parte das atividades, além do Cine Teatro Cachoeirano.

Pela primeira vez, Cachoeira será sede do evento que reúne músicos de diversas cidades brasileiras interessados em aprimorar seus conhecimentos e técnicas. Para o coordenador de Música da Funceb, Cássio Nobre, a escolha da cidade para sediar o projeto teve um tem um motivo especial. “Cachoeira tem tradição musical, principalmente pelo fato de ter filarmônicas centenárias”, disse o coordenador.
Nesta edição do Projeto Painéis serão realizados cursos de capacitação voltados para músicos que tocam instrumentos de sopro, como flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, além de instrumentos de percussão.

Os cursos serão ministrados por profissionais de diversas regiões do país e têm duração de cinco dias. Os interessados devem encaminhar a ficha ou formulário de inscrição preenchido para o local de inscrição de cada painel ou digitalizar e enviar a ficha por e-mail para a coordenação local. A confirmação da participação será feita por telefone ou e-mail.
O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas da Funarte. Criado em 1976, este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.
O Projeto Painéis Funarte de Bandas de Música promovido pela Funarte, do Ministério da Cultura conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.