sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cachoeira já está em clima de São João



                         

Moradores da histórica cidade de Cachoeira (distante 110km de Salvador), já entraram no clima da festa  de São João, a maior manifestação popular  da região, com o lançamento  oficial da  programação do evento que acontece de 20 a 25 de junho.  Cerca de 300 pessoas e representantes da imprensa  participaram  ontem à noite no Convento do Carmo  do evento promovido pela prefeitura  para marcar o lançamento do São João 2014. Com as dependências da Igreja da Ordem Primeira do Carmo (Centro de Convenções), completamente lotadas, o prefeito Carlos Pereira, ao lado do secretário de Cultura e Turismo do município, José Luiz Bernardo, divulgou os nomes das atrações da festa, sendo muito aplaudido. Carlos Pereira destacou a importância da realização do São João e Feira do Porto, para a população de Cachoeira e para o incremento ao turismo na cidade. “A prefeitura investe numa festa que mobiliza praticamente todos os segmentos da população. Além de entretenimento, a festa contribui para movimentar a economia do município”, disse o prefeito.
O prefeito ainda falou da importância da homenagem deste ano ao licor produzido em Cachoeira. “Nada mais justo do que reconhecer um produto que está intimamente ligado às manifestações juninas, às nossas tradições, que gera emprego e renda para muitas famílias”. O secretário José Luiz Bernardo fez um breve relato sobre a festa e o que ela representa para a economia e para a população. “O São João é uma mostra do que é a força da nossa cultura”, enfatizou.
A presença da sambista Dona Dalva, do sanfoneiro Danton, artistas que participam da programação do evento desde o seu início na década 70, e do cantor Virgílio e de integrantes doas bandas Estakazero, Cangaia de Jegue, Colher de Pau, Pelotão do Forró,  além de Kart Love, contribuíram ainda mais para o sucesso da festa de lançamento do São João. Participaram ainda da festa  representantes dos barraqueiros da cidade, produtores culturais e Quadrilha Junina Girassol de Santiago do Iguape.
A produção do evento utilizou um telão para projetar textos e imagens sobre a história do São João e Feira do Porto, e fotos dos artistas que vão animar a festa. Após a apresentação, o som do forró invadiu os espaços seculares do conjunto do Carmo. O antigo claustro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo foi transformado num autêntico arraial com muito forró e barraquinhas de comidas típicas e de licor com diversos sabores produzidos artesanalmente em Cachoeira. A festa invadiu a madrugada com muita animação numa mostra do que será o São João deste ano.