sábado, 17 de maio de 2014

Cachoeira: Seminário "A Arte da Gravura no Brasil" recebe inscrições




 Promover o intercâmbio do conhecimento acerca das artes gráficas no Brasil. Este é um dos objetivos do seminário "A Arte da Gravura no Brasil" que acontece de 26 a 30 de maio, na cidade de Cachoeira e que vai reunir artistas, críticos, estudantes e admiradores das artes visuais em uma programação que contará com palestras, conversas com artistas, um minicurso e duas exposições.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Hansen Bahia (FHB) e o Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB), por meio do Edital Setorial de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

As inscrições vão de 15 a 23 de maio e podem ser realizadas através do e-mail artedagravura@gmail.com. Os interessados devem enviar nome completo, RG e telefone de contato, destacando qual atividade deseja participar. O seminário será realizado de 26 a 28 de maio com duração de 18 horas e o minicurso “Introdução à Gravura Expandida” acontece no dia 30 de maio com uma carga de 6 horas de aula. Os certificados serão expedidos pelo CAHL/UFRB e FHB mediante comprovação de 75% de presença nas atividades. As vagas são limitadas.

Entre outros propósitos, o seminário visa levar seus participantes a refletir criticamente a produção das artes gráficas no Brasil; atualizar e capacitar profissionais da área através de meios teóricos e práticos, além de contribuir para o fortalecimento da Gravura Brasileira como meio artístico contemporâneo.

PROGRAMAÇÃO

O seminário contará com palestrantes de diversos estados brasileiros a exemplo do artista visual Rubem Grilo (MG), da pesquisadora e professora de História da Arte pela UFRJ, Maria Luisa Tavora (RJ); do professor da Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro, George  Kornis (RJ) e do coordenador do acervo e do ateliê de gravura da Fundação Iberê Camargo, Eduardo Haesbaert (RS). A programação também será composta de conversas com os artistas Eneida Sanches, Juraci Dórea e Michael Walker que ministrará o minicurso, no dia 30 de maio.

Exposições e Selo Comemorativo

A programação do seminário também contará com as exposições "Hansen: o sol expressionista", reunindo um ciclo de obras de Hansen Bahia (1915 - 1978) e "Conexões Gráficas", com trabalhos dos estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras e de artistas locais, ambas sob a curadoria de Antonio Carlos Portela e Dilson Midlej. O evento também marcará o lançamento do Selo Comemorativo do Centenário de Hansen.