segunda-feira, 12 de maio de 2014

Evento na Facom-UFBA debate processos contra jornalistas


Um ano antes do fim da Lei da Imprensa, números de 2008 do Supremo Tribunal Federal mostravam que cerca de quatro mil jornalistas eram processados anualmente no país. Atualmente não existem dados sobre esta prática, que, sem a proteção de diversos artigos da antiga legislação, expõe os profissionais a riscos de prisão ou ao pagamento de multas fora da realidade financeira da categoria.

Finalizando a programação da Semana de Mobilização dos Jornalistas, no dia 16 de maio, a ministra e pré-candidata ao Senado pela Bahia, Eliana Calmon e o diretor Institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves, participam do evento "Jornalistas processados pelo exercício profissional", às 9h30, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, mediada pela diretora instituição, professora doutora Suzana Barbosa.

O evento vai tratar do grande número de jornalistas processados como pessoa física no Brasil e na Bahia, num quadro de inexistência de legislação específica para a imprensa.

Ao final acontece um ato de desagravo ao jornalista Aguirre Talento, condenado em primeira instância no último dia 22 de abril, por uma série de matérias sobre agressões ao meio ambiente em Salvador, veiculadas no Jornal A Tarde, e que responde a outros três processos pelo mesmo motivo, e aos demais jornalistas do estado que também estão sendo processados.

Maiores informações: secretaria@sinjorba.org.br e marjorie.moura@globo.com. Tels: (71)3321-1914,9952-2287 e 8835-2287.