domingo, 18 de maio de 2014

Inaugurado o Museu do Cinema Roque Araújo em Cachoeira

Em clima de lançamento de filme com a presença de cineastas, fotógrafos, jornalistas e de muitos convidados, o prefeito Carlos Pereira, ao lado do secretário de Cultura e Turismo José Luiz Bernardo, e do cineasta Roque Araújo, inaugurou na noite deste sábado (17), o Museu do Cinema Roque Araújo, na antiga Galeria do Ipac, no Centro Histórico de Cachoeira. A solenidade marcou o encerramento da XVI edição do Festival Nacional 5 Minutos realizado pela primeira vez vem Cachoeira. Após descerrar a placa comemorativa, Carlos Pereira, em seu discurso enfatizou a importância para a cidade, a abertura do espaço cultural dedicado à sétima arte. Também fez questão de frisar que o Museu do Cinema Roque Araújo é mais uma iniciativa que se insere no projeto de cultura de sua administração. “Este novo espaço cultural será integrado ao projeto do Cine Teatro Cachoeirano que, em breve, será reaberto sob a gestão da prefeitura em parceria com IPHAN Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Nacional. Cachoeira vive um novo momento no cenário cultural da Bahia”, frisou o prefeito.

O secretário José Luiz Bernardo, por sua vez, além de concordar com as palavras do prefeito, disse que todo o trabalho do cineasta Roque Araújo, ao longo de três décadas, reunindo o acervo de equipamentos que contam parte da história do cinema brasileiro, merecia um local de referência para que todas as pessoas tenham acesso. “A abertura deste espaço está acontecendo graças o novo olhar sobre a cultura da atual gestão municipal. Roque Araújo é a história viva do cinema. Um artista que faz cinema e vive cinema desde a década de 50; testemunhou os avanços tecnológicos da produção cinematográfica e está ainda na ativa lidando com a era digital”.
O cineasta Roque Araújo falou da sua emoção de ter conseguido, com o apoio da prefeitura de Cachoeira , implantar o museu que tem o seu nome. “É um momento de grande emoção para mim. Por isso, eu só tenho que agradecer e reconhecer o apoio e o incentivo que recebi do prefeito Carlos Pereira e do secretário José Luiz. Aqui está o fruto de um grande trabalho para que as novas gerações saibam como se fazia cinema com a tecnologia dos equipamentos analógicos”, disse ele. Roque Araújo também agradeceu o apoio das diretorias da Dimas- Divisão do Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia e IPAC- Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural para a concretização do projeto. Participaram da solenidade, o diretor da Dimas, Marcondes Dourado, o cineasta José Umberto Dias, a dançarina e coreógrafa Lia Robatto, a diretoria da Fundação Pedro Calmon, Fátima Fróes, entre outros. Os vereadores Antônio Joaquim de Freitas e Maria Lúcia Costa Santos, também prestigiaram o evento.