quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lançamento de livro agita a cena cultural de Cachoeira



As dependências da sede do IPHAN ficaram pequenas para o público que prestigiou na noite desta terça-feira(20), o lançamento em Cachoeira, do livro Sob a égide das águas, do jornalista, escritor e antropólogo Marlon Marcos, publicado pela editora Kawo-Kabiesile. Sacerdotes e sacerdotisas de todo Recôncavo e da capital, além de centenas de convidados marcaram presença no evento que contou com mãe Zulmira de Nanã,zeladora do Unzó Tumbeci, e sua filha biológica Dizorida Santana,ekedy deste terreiro, conhecida como mãe Zó, homenageadas pelo autor na obra.

Mesmo sem a presença física do autor do livro – que sofreu um acidente anteontem em Salvador- o lançamento, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, através da Coordenação de Reparação Racial, foi um sucesso.O secretário de Cultura e Turismo, José Luiz Bernardo destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura com a implantação de políticas públicas de reparação racial no município e valorização das tradições culturais e religiosas da comunidade. 
 


Por sua vez, Buda de Bobosa, da Coordenação Municipal de Reparação Racial, teceu comentários elogiosos, ao prefeito Carlos Pereira pelo apoio que a sua administração vem dando ao povo de santo de Cachoeira. "O prefeito está empenhando em dar total apoio ao nosso povo", enfatizou.
O evento foi coroado com as apresentações do Samba de Roda Geração do Iguape, composto por sambadores da região quilombola da Bacia do Iguape , e do grupo de Samba de Crioulo. Foi servido um coquetel à base de iguarias da cozinha afro - baiana.

Sob a égide das águas reúne crônicas jornalísticas que que versam sobre candomblé, publicadas por Marlon Marcos no Jornal A Tarde.