quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pequenos produtores do Alecrim aprendem novas tecnologias e ganham sementes


Pequenos produtores do povoado do Alecrim - a maioria também vendedores da feira livre que é realizada aos domingos na localidade-, participaram nesta terça-feira do Dia de Campo realizado pela Secretaria de Agricultura do município. Durante o evento, os participantes puderam trocar experiências e aprender novas tecnologias para melhorar o plantio, produção e produtividade de suas terras. O secretário de Agricultura e engenheiro agrônomo, Carlos Alberto Fraga Lobo coordenou as ações que durou todo o dia, com intervalo para o almoço coletivo na Praça do Alecrim.
Nesta primeira etapa do projeto, foram inseridas dez propriedades, onde foram realizadas práticas agrícolas orientadas pelo secretário e engenheiro agrônomo Carlos Alberto Fraga Lobo. O trabalho constou do preparo de leiras, plantio de hortaliças, avaliação do solo, entre outras práticas com a participação de todos. O projeto tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e aumentar a produção de alimentos na comunidade bem como a oferta de produtos cultivados pelos próprios moradores para a comercialização na feira livre do Alecrim.
A feirante e pequena produtora Vera Lúcia Conceição Santos, 56 anos, participou do Dia de Campo e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Acho muito bom e importante; trabalho na roça, mas quero aprender mais para aumentar minha produção”, disse ela. Outra participante, Maria do Carmo de Jesus Santos, 44 anos, contou que aprendeu plantar corretamente hortaliça. “Valeu a penas, quero que o trabalho tenha continuidade”, revelou a agricultura.
Na próxima etapa do projeto, os produtores vão aprender novas técnicas para o transplantes de mudas, espaçamento, tratos culturais para cada hortaliça. Ontem foram distribuídas sementes de milho, amendoim e hortaliças, para os participantes e outros produtores. A prefeitura vai doar regadores e adubo para os produtores. A atividade contou com a participação da APREMA (Associação de Produtores e Moradores do Alecrim), do vereador Antônio Joaquim de Freitas(Toninho do Alecrim), que apresentou indicação à Mesa Diretora da Câmara, solicitando a ação da prefeitura na comunidade.
(7 fotos)